Piauí confirma 7 mortes por dengue em 2024
A Sesapi ainda não divulgou detalhes sobre a vítima mais recente da dengue. Além deste caso, há ainda um em investigação. O número é quase o dobro do total de óbitos pela doença em 2023, quatro casos.
O estado do Piauí já registrou 7 mortes por dengue em 2024, conforme dados do painel da Secretaria de Estado da Saúde desta terça (30). O número é quase o dobro do total de óbitos pela doença em 2023, quando o estado teve quatro mortes. Para conter casos na região de maior incidência, doses de vacina serão remanejadas.
A Sesapi ainda não divulgou detalhes sobre a vítima mais recente da dengue. Além deste caso, há ainda um em investigação.
Diante do cenário de casos, concentrados na região Sul do estado, o Piauí fará um remanejamento de vacinas contra a dengue para o Território Chapada das Mangabeiras. Isso porque a região tem concentrado casos e mortes pela doença. O Piauí recebeu na sexta (26) as doses do imunizante.
A Comissão Intergestora Bipartite (CIB) aprovou, na tarde desta terça-feira (30), o envio do Território Entre Rios para o Território Chapada das Mangabeiras. A decisão foi tomada após consulta ao Ministério da Saúde, que não se opôs à medida, no entanto, pediu que o Piauí seguisse alguns critérios, como o envio máximo de 30% do total de doses e que permaneça o público-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
“Foi uma decisão importante para a região. Já vamos começar a distribuição na próxima semana. Assim que a vacinação começar, a população precisa procurar as UBS. Vale ressaltar que os cuidados continuam, pois a vacina não imuniza imediatamente e é necessária uma segunda dose. É preciso redobrar os cuidados”, disse o secretário de saúde, Antonio Luiz.
Até a 17ª semana epidemiológica, o Piauí registrou 4.650 casos confirmados de dengue, um aumento de 90,7% em relação ao mesmo período de 2023. Entre os municípios com maior incidência de casos por 100 mil habitantes estão Bom Jesus, Antônio Almeida e Currais. Seis óbitos já foram confirmados no estado.
O Território Chapada das Mangabeiras receberá 6.561 doses, o que equivale a 30% das 21 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
A CIB é uma instância de negociação e deliberação quanto aos aspectos operacionais do SUS no âmbito do Estado, sendo constituída paritariamente por representantes dos gestores municipais e do secretário de saúde do estado.
Primeiras mortes em 2024
Em 2024, a Sesapi confirmou sete mortes de vítimas da dengue no Piauí, todas elas em cidades do Sul do Piauí: quatro deles em Bom Jesus, no extremo Sul, e outras duas nas cidades de Manoel Emídio e João Costa.
Um homem de 65 anos, morador de João Costa, a 485 km de Teresina, é a sexta morte confirmada de dengue no Piauí. A vítima morreu no fim de março e a confirmação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) saiu nesta terça-feira (16).
Uma mulher de 77 anos foi a quinta vítima de dengue em 2024 no Piauí. De acordo com a Sesapi, a vítima que morreu era de Bom Jesus, no Sul do estado, e estava internada no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina.
No dia 5 de abril, a Sesapi confirmou a quarta vítima, uma mulher de 31 anos, também natural de Bom Jesus.
A terceira morte por dengue em 2024 no Piauí foi de outra mulher de 31 anos, natural de Manoel Emídio, que faleceu em 21 de fevereiro.
Já o segundo óbito aconteceu em 15 de março: um comerciante de 51 anos foi vítima da doença no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus.
O primeiro caso confirmado de morte foi de outro homem, um lavrador de 26 anos, também residente do município.
Fonte: GP1