Secretaria divulga programação do Festival de Inverno de Pedro II
O evento será realizado entre os dias 30 de maio a 2 de junho, com atrações nacionais e locais.
A Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (SECULT) lançou, nesta quinta-feira (09), no Auditório Sulica, a programação completa da 18ª edição do Festival de Inverno de Pedro II. Com o tema “A Emoção em Todos os Sentidos”, o evento será realizado entre os dias 30 de maio a 2 de junho, com atrações nacionais e locais.
Além de movimentar a cultura e atrair turistas, o Festival de Pedro II impulsiona a economia da cidade com vendas de artesanato, gastronomia, comercialização da opala e também com o ecoturismo. O festival foi criado em 2004, e faz parte do calendário cultural de eventos do Governo do Piauí. O secretário de Cultura do Piauí, Carlos Anchieta, ressaltou a grandeza do evento e afirmou que o Festival de Inverno vai receber atrações para todos os públicos e faixas etárias.
“Esse é o festival mais esperado do Estado do Piauí, por sua grandeza, pelo período que acontece, no o feriado de Corpus Christi. O Povo do Piauí se instala em Pedro II. O Governo do Estado também chega para dar sua contribuição. Quanto as atrações, a gente pensa em todos os gostos, de forma que a gente consiga levar o maior número de pessoas. Como está muito divulgado, tem a cantora Ana Carolina, que vai abrir mais essa edição do Festival de Inverno”, declarou Anchieta.
O secretário de Cultura do Estado ainda abordou o viés econômico, pois de acordo com ele, Pedro II recebe pessoas de todos os cantos. “É um evento que movimenta toda a economia, tanto a criativa como a economia negocial. É o período que a cidade com seus restaurantes, pousadas, casas, estão todas voltadas para edição do Festival de Inverno. O festival movimentando a economia, as finanças. As pessoas ficam na expectativa”, acrescentou o secretário de Cultura.
O deputado estadual Wilson Brandão (Progressistas), esposa da prefeita Betinha Brandão, de Pedro II, e um dos idealizadores do Festival destacou a evolução do evento ao longo dos anos e a importância de não politizá-lo para que continue sendo um secesso de público.
“É m festival que não pertence mais a Pedro II, ele pertence ao Piauí, ao povo de Pedro II e ao povo do Brasil. A prefeita Betinha tem uma característica muito especial, desde o primeiro festival, exatamente o Sebrae que tem uma longa história em nosso município, pois foi através dele, que começamos. Não tinha ainda rede hoteleira, pousadas e foram essas meninas do Sebrae que chegara lá e convenceram as nossas famílias de que teria que ter o turismo receptivo, que nós mesmos teríamos que hospedar nossos turistas. Esse é p nosso festival com o apoio do Governo do Estado, do Sebrae, dos parceiros que aqui estão e de outros. Quero dizer que o Festival de Pedro II, é de altíssima qualidade. Sempre deu certo, porque nunca foi politizado. Nunca teve partido A ou partido B, eu já fiz festival com todos, sendo deputado de governo e tenho feito ultimamente como deputado de oposição, com uma boa relação com o governador Rafael Fonteles e tem dado certo por isso. A partir do momento que politizarem, ele se acaba”, declarou Wilson Brandão.
O Festival de Inverno é realizado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura, com apoio da prefeitura de Pedro II, e patrocínio da Equatorial Piauí, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Governo Federal.
Programação palco Opala
30 de maio
Orquestra Sanfônica
Ritchie
Ana Carolina
31 de maio
Dandinha
Ana Cañas
Demónios da Garoa
Ira
01 de junho
Validuaté
Paulo Ricardo
Maneva
02 de junho
James Casablanca
Love Roses
Maria Gadú
Marcelo Falcão
Fonte: GP1