Política

Assembleia aprova mais R$ 30 milhões para a cultura

Valor é referente a lei de incentivo e custeará ações culturais em todo Estado.

A Assembleia Legislativa aprovou, durante a sessão plenária desta terça-feira (28-5), Projeto de Lei Ordinária nº 38, enviado pelo Governo do Estado, que autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Adicional Especial no Orçamento de 2024 para a cultura piauiense. “Crédito no orçamento de 2024, da ordem de mais de 30 milhões de reais, para que a gente possa implementar os recursos da lei Aldir Blanc”, festejou o deputado estadual Fábio Novo (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa e pré-candidato à Prefeitura Municipal de Teresina (PMT). Segundo o parlamentar, “essa é uma grande conquista da sociedade piauiense e do povo brasileiro”.

“A partir do momento que o presidente Lula volta à Presidência da República, nós também tivemos o nosso Ministério da Cultura, que antes havia sido extinto. Ele também voltou, e voltou com muita força.” Fábio Novo falou da importância política da aprovação desse crédito suplementar para a cultura piauiense. “Nós passamos o governo passado todo muito sofridos e perseguidos no setor cultural. E aqui tá falando quem já foi secretário de Cultura do Estado. Nós tivemos, por exemplo, no meu período, que administrar as vacas magras.” O deputado explicou o significado de mais um aporte de recursos públicos ao setor cultural.

Continuou o parlamentar: “eu sempre disse, vamos fazer cultura com o que nós temos”, lembrando das dificuldades enfrentadas por sua gestão à frente da Secretaria da Cultura. “Mas o que nós acabamos de aprovar aqui são recursos que já estão em conta e que, com o orçamento que nós abrimos, um crédito especial vai permitir que a Secretaria de Cultura possa implementar um robusto programa cultural de editais.” Trata-se da execução da Lei Aldir Blanc 2. Fábio Novo informou que, com a aprovação do crédito adicional, a cultura do Piauí terá à disposição mais de R$ 65 milhões para aplicar em todos os municípios e todas as áreas culturais: dança, música, patrimônio, etc.

Fonte: Piauí Hoje

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo