Reunião da Federação Cidadania/ PSDB selará apoio a JVC
A deliberação será oficializada independentemente da participação do presidente estadual do Cidadania, Mário Rogério.
A esperada reunião entre pré-candidatos a vereadores municipais da Federação PSDB/Cidadania finalmente ocorrerá na tarde desta quarta-feira (05), no plenário da Câmara Municipal de Teresina, a partir das 15h30. O encontro terá a presença do ex-senador João Vicente Claudino (JVC), pré-candidato à Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), e, de acordo com o presidente estadual da Federação PSDB/Cidadania, Jorge Lopes, irá deliberar pelo apoio oficial e irrestrito à pré-candidatura majoritária do ex-senador. Essa deliberação, garante Jorge Lopes, será oficializada independentemente da participação ou ausência do presidente estadual do Cidadania, Mário Rogério.
O presidente estadual da federação informou que Mário Rogério foi convidado a participar da reunião, convocada para discutir a crise entre PSDB e Cidadania. O suposto racha entre os dois partidos no Piauí – agora federados em nível nacional – foi provocado por declarações de Mário Rogério, desacreditando da pré-candidatura de JVC a prefeito da capital. Segundo o presidente estadual do Cidadania, após uma análise de conjuntura, ficou constatado que a pré-candidatura do ex-senador não evoluiria para uma candidatura majoritária, o que teria motivado uma debandada de pré-candidatos a vereadores do Cidadania.
Mário Rogério acrescentou que os pré-candidatos proporcionais do seu partido já estariam procurando outros pré-candidatos majoritários, mas o movimento, que poderia ser considerado traição, foi logo desmentido por Jorge Lopes, que acusou Mário Rogério de açodamento de pré-campanha, ou seja, ter tomado decisão precipitada. Em seguida, o presidente estadual da federação convocou uma reunião entre ambos os partidos, com a participação do presidente estadual do Cidadania, e apesar da não confirmação, por parte de Mário Rogério, o encontro acontecerá e definirá que todos seguirão unidos em torno da pré-candidatura de JVC.
Colegiado Nacional
Em entrevista à imprensa local, o presidente municipal do PSDB, Edson Melo, disse acreditar que as duas agremiações chegarão a um denominador comum, apesar de admitir existir “uma certa apreensão” quanto à chapa de candidatos a vereadores da Federação PSDB/Cidadania. Em relação a João Vicente Claudino, há um silêncio público, até o momento. O ex-senador vai se pronunciar, publicamente, por ocasião desse encontro, cujo propósito é garantir a unidade da federação e consolidar sua futura candidatura a prefeito de Teresina. A decisão tomada no encontro desta quarta-feira será comunicada ao Colegiado Nacional da Federação PSDB/Cidadania.
Fonte: Piauí Hoje