Notícias

Governo realiza abertura dos Jogos Escolares Piauienses 2024

Nesta edição de 2024, os JEPIs vão contar com um aumento no número de atletas participantes.

O Governo do Estado realizou a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e das Paralimpíadas Escolares 2024 na manhã desta quinta-feira (27), na Arena Verdão. O evento foi promovido pelas Secretarias do Esporte (Secepi), da Educação (Seduc) e para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), e contou com a presença do governador Rafael Fonteles.

Durante a cerimônia, a Secretária de Esportes do Estado do Piauí, Josiene Campelo detalhou algumas novidades que a edição deste ano traz. Segundo a secretaria, os JEPIs vão contar com um aumento no número de atletas participantes. Além disso, os jogos também aumentaram a grade de modalidades, passando de 18 para 22.

“Essa integração entre a educação, o esporte, como também a inclusão social aqui em parceria com o CID, com o nosso secretário Mauro. Então, nós vem ampliando os Jogos Escolares. No ano passado, foram em torno de 6 mil atletas. Esse ano, nós temos aí mais de 10 mil atletas participando diretamente dos Jogos Escolares. É uma forma do nosso governo do estado estar oportunizando, levando o esporte cada vez mais, tendo esse alcance para os nossos alunos atletas”, declarou Josiane.

Foto: GP1

Entre os atletas presentes no evento, estava Maycon Douglas, medalhista dos Jogos Escolares Brasileiros em Luta Olímpica. O jovem de 14 anos relatou que é uma honra ter trazido o título nacional para o Piauí e poder estar representando o estado nas competições nacionais.

“É uma honra muito grande estar aqui agora. Eu nunca pensei que eu chegaria aqui tão alto como a gente está aqui agora. Vou estar aqui representando todos os atletas do nosso Piauí. É uma honra imensa ter trazido esse título para o nosso Piauí. E agora estar aqui representando todos os atletas. É muito orgulho”, disse o jovem.

Desde a edição de 2023, os Jogos Escolares Piauienses vem passando por uma expansão, e em 2024 os jogos trazem o aumento do número de polos para sete, totalizando a participação de 224 municípios do estado. Já as Paralimpíadas passam a ser disputadas no mesmo período dos JEPIs, com ampliação das modalidades que passaram de duas para quatro.

Foto: GP1

Avaliando o crescimento do evento e o investimento nos esportes, o governador Rafael Fonteles ressaltou a importância da ampliação dos Jogos Escolares Piauienses. Além disso, o governador agradeceu a cooperação da secretaria Josiene Campelo, Washington Bandeira e Mauro Eduardo.

“O apoio ao esporte começa na escola, é essa visão que nós temos, então o apoio ao jogo dos escolares desde o ano passado, esse ano reforçamos, ampliamos, é uma medida importante para a formação desses alunos e alunas e para descobrir grandes talentos que vão estar futuramente no esporte profissional. Então, todo o apoio do governo aos jogos dos escolares do Piauí, de parabéns aqui à secretária Josiene, secretário Washington, secretário Mauro”, afirmou Rafael Fonteles.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, também ressaltou o comprometimento do Governo do Estado em relação ao esporte paraolímpico. “A gente aumentou a participação de atletas paralímpicos nos jogos escolares. Isso mostra que o investimento que o Estado tem feito, por exemplo, no bolso atleta paralímpico, apoiando esses atletas de alto rendimento. Esse ano nós temos cerca de 100 atletas paralímpicos participando da etapa estadual”.

Durante a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Piauienses, o secretário da Educação, Washington Bandeira esteve presente e falou sobre o lançamento do SEDUC Esportiva, que possui o objetivo de levar o esporte educacional a todas as escolas da rede estadual. “E esses investimentos que a SEDUC Esportiva incluí reformas e construções de quadra federativa ou espaço de convivência em todas as escolas da SEDUC”.

Saiba mais sobre os Jepis

Os jogos são o maior evento esportivo escolar do estado do Piauí, com a participação de estudantes de 11 a 17 anos. Os participantes são de escolas estaduais e municipais do Piauí, além de colégios particulares e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Com a expansão do evento desde 2023, eles passaram a ser disputados em polos por todo o estado, abrangendo os 224 municípios piauienses. Neste ano, as modalidades são: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, voleibol, vôlei de praia, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e xadrez.

Os atletas selecionados representarão o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (Lebs), nos Jogos da Juventude (JUV), na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares e no Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal sub-17. No ranking nacional dos Lebs, o Piauí subiu da posição 11ª, em 2022, para 9º em 2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo