Hospital Getúlio Vargas realiza cirurgia rara para tratar a “pior dor do mundo”
A doença afeta a sensibilidade da face e é considerada a pior do mundo.
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou com sucesso um cirurgia rara conhecida como rizotomia percutânea, que trata aneuralgia do trigêmeo, considerada a pior doença do mundo. Na última sexta-feira (12), a equipe de neurocirurgia do HGV operou uma paciente de Floriano, que agora já está se recuperando em casa.
A paciente relatou que a dor extrema comprometia sua vida diária, até mesmo atividades simples como escovar os dentes. “Eu sentia muita dor que impedia de fazer qualquer coisa. Procurei ajuda médica, e após um tratamento inicial, fui encaminhada para a cirurgia pelo SUS no HGV. Já estou em casa e estou bem”, disse.
O neurocirurgião Leonardo Moura explicou que a neuralgia do trigêmeo afeta a sensibilidade da face e parte da boca, causando dores intensas. “O tratamento inicial é com medicação, mas para pacientes que não respondem, oferecemos opções cirúrgicas”, explicou.
Antônio Carlos, coordenador de Neurocirurgia do HGV, destacou que o hospital é a maior referência no estado para casos complexos. “Temos uma equipe multiprofissional preparada para tratar os casos mais raros e complexos, o que nos enche de orgulho por oferecer o melhor tratamento possível pelo SUS”, disse.
Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade, ressaltou a importância dessas intervenções. “Realizar cirurgias de alta complexidade que aliviam significativamente a dor e melhoram a qualidade de vida dos pacientes demonstra o compromisso do estado em oferecer tratamentos avançados e acessíveis a toda a população”, afirmou.
Neuralgia do trigêmeo
A neuralgia do trigêmeo ou também classicamente chamada de nevralgia trigeminal, é um tipo de síndrome dolorosa caracterizada por dor no rosto principalmente como um choque elétrico ou dor em fortes pontadas. Ocorre em geral apenas em uma região da face em um dos lados e se confunde muito com dor nos dentes ou de origem dentária. É descrita pelas pessoas que já a apresentam como a pior dor imaginável e ocorre em uma região muito sensível e densamente inervada que é a face. Causa profundo sofrimento e faz com que a pessoa pare tudo o que está fazendo pelas fortes rajadas de dor na face.
Fonte: CCOM/PI