Veja nomes cotados para concorrer a presidência do PT-PI
Um grupo de líderes mais antigos já manifestou interesse em assumir o comando da agremiação no Estado.
O PT raiz não pretende facilitar a chegada de um secretário do governador Rafael Fonteles a presidência do Diretório Regional do PT no Piauí, atualmente gerido pelo ex-deputado João de Deus. Hoje, a ideia do núcleo mais ligado a Fonteles é que o cargo seja assumido por um dos auxiliares diretos do chefe do Palácio de Karnak.
No entanto, um grupo de líderes mais antigos já esboçou o interesse de assumir o comando da agremiação no Estado e nossa reportagem fez um levantamento dos nomes que podem entrar na briga pelo cargo. A relação conta com o deputado federal Florentino Neto, o deputado estadual Francisco Limma – que já administrou a sigla -, a vereadora Elzuila Calisto e o próprio João de Deus, que ensaiou ser candidato a prefeito em José de Freitas, mas recuou para cuidar do PT nestas eleições.
Um interlocutor petista, que pediu reserva do nome, contou ao GP1 que não existe predileção por secretário, sobretudo, considerando fato de que a escolha do presidente do partido se dá por meio de votação interna. “No PT é no voto. Quem tiver mais voto dentro do PT é que leva. Não tem definida e preferência por ninguém”, cravou o petista que integra a ala raiz.
Cotados do Governo
Do lado do Governo do Estado, dois nomes do clã de Rafael Fonteles são cotados para presidência petista: Chico Lucas (secretário de Segurança) e Marcelo Nolleto (secretário de Governo). No entanto, a orientação neste momento é focar nas eleições deste ano para que o debate sobre a presidência do PT não seja colocado em pauta neste momento. A escolha do novo comandante do PT piauiense deve ocorrer apenas em outubro do próximo ano.
Fonte: GP1