O deputado estadual Dr. Helio (PL), durante os tempo destinado aos pequenos informes da sessão plenária desta quarta-feira (27/10), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), destacou o anúncio feito pelo secretário de Estado da Fazenda, Rafaell Fontelles (PT), de que os aprovados nos concursos das Polícias Civil e Penal do Piauí serão chamados para o curso de formação, com início em março de 2022. Logo após a conclusão do curso, eles serão nomeados gradativamente pelo governador Wellington Dias (PT).
O parlamentar destacou que o projeto apresentado por ele, que estendia o prazo de validade dos concursos, ajudou para que a nomeação fosse possível. “Uma das garantias para que esse momento acontecesse foi justamente um Projeto que apresentamos nesta casa que estendia o prazo de validade dos concursos. O projeto desconsiderava na contagem do tempo de validade do concurso o período de pandemia. E era exatamente este o objetivo, para que os aprovados em vários concursos do Estado não fossem prejudicados”, argumentou Dr. Helio.
O deputado Marden Menezes (PSDB) entende que o chamamento dos aprovados para o curso de formação é muito importante, mas que vai continuar atento para garantir que o Governo do Estado cumpra o prometido. Para o parlamentar, há restrições em ano eleitoral. Assim, “é preciso que essa postura do governo seja concretizada ainda em 2021 ou no máximo logo no início de 2022 para que esses jovens, que estão na expectativa de servir à população numa das áreas mais essenciais e cruciais, que é a segurança pública, possam ter os seus direitos atendidos”.