Polícia identifica autora de fake news contra candidata em Nova Santa Rita
Claudiane Lopes utilizou os dados de uma terceira pessoa para tentar ocultas seu atos e não ser identificada.
A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, identificou a pré-candidata a vereadora no município de Nova Santa Rita, Claudiane Lopes da Silva, como autora do perfil @fofocasnovasantaritapi na rede social Instagram, que vinha realizando ataques e difundindo fake news contra a candidata a vice-prefeita do município, Eliziane de Carvalho Barroso.
Para tentar dissuadir as autoridades policiais e poder praticar os ataques apócrifos, Claudiane Lopes registrou um chip telefônico em nome de uma terceira pessoa.
Entretanto, outros instrumentos tecnológicos utilizados no processo de investigação fizeram a autoridade policial concluir que “não há dúvidas da autoria delitiva por parte de CLAUDIANE LOPES DA SILVA, a qual, com o fito de atacar a honra de uma adversária política, criou perfil apócrifo em rede social. Como forma de ocultar seus atos e não ser identificada pela polícia, a suposta autora utilizou os dados pessoais de um terceiro ligado a vítima.”
Claudiane foi indiciada pelos crimes de difamação, calúnia e falsa identidade. As penas para os crimes, em conjunto, vão de 01 a 04 anos de prisão. Além disso, o art. 141, § 2º do Código Penal, diz que “se o crime é cometido ou divulgado em quaisquer modalidades das redes sociais da rede mundial de computadores, aplica-se em triplo a pena.” Ou seja, a pena máxima pode chegar a 12 anos de reclusão.
Claudiane Lopes é pré-candidata a vereadora de Nova Santa Rita pelo PT, que no município apoia o candidato à reeleição para prefeito do PP, Heli. Ela é filha do atual vereador Jacinto Nunes(PT).
Ao comentar o episódio, a pré-candidata a vice prefeita, Eliziane Barroso, disse que “lamenta as baixarias e fake news de que tem sido vítima, mas que a democracia é soberana. Estão tentando baixar o nível, mas a campanha que faremos é propositiva e de respeito ao povo de Nova Santa Rita. É preciso saber, ainda, que a internet não é terra sem lei, e que espera que os responsáveis sejam punidos na forma da lei.”
Além da pré- candidata a vice, também foram vítimas outras pessoas no município, como Vereador Zé Valdo, vereador Etevaldo, suplente de vereador Nilmar Leite, empresários Uermerson e Dos Passos Barroso.