Política

OAB marca para sábado (06) eleição para escolha de desembargador do TJ-PI

Na primeira etapa, estarão classificados os 12 candidatos que obtiverem o maior número dos votos

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Pi), Secção Piauí, por meio da Comissão Eleitoral marcou para este sábado (06) a votação da Lista Sêxtupla do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). Ao todo, 18 candidatos disputam o pleito.

O processo para o preenchimento de vaga de desembargador destinada à advocacia ocorrerá das 10h até às 18h30min por meio de votação em urna eletrônica. A Comissão Eleitoral também está realizando convites para que advogados sejam mesários voluntários.

Para se inscrever, basta enviar uma mensagem para o e-mail eleicaoquintotj2021@oabpiaui.org.br, informando o interesse em participar do processo eleitoral, com o nome completo, número da OAB-PI e telefone.

O treinamento para os voluntários acontecerá na sexta-feira (05), das 10h às 12h, por meio da Plataforma Zoom. A demanda de voluntários ocorre, especialmente, nas cidades de Teresina, Barras, Campo Maior, Picos e Uruçuí.

Votações
As eleições acontecerão, simultaneamente, na sede do Conselho Seccional, em Teresina, e nas Subseções da OAB Piauí em Água Branca, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Esperantina, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença. Foram informados os procedimentos iniciais e a organização da votação.

Etapas
Na primeira etapa, estarão classificados os 12 candidatos que obtiverem o maior número dos votos.

“Todos poderão participar da consulta direta, desde que estejam regularmente inscritos no Conselho Seccional até o dia 30 de setembro, e com suas obrigações estatutárias e financeiras regulares perante à OAB Piauí”, explica o Presidente da Comissão Eleitoral, Antônio Wilson.

Concluída a votação, a Comissão Eleitoral publicará, no Diário Eletrônico da OAB e no site institucional, o edital com a classificação, em ordem decrescente, dos 12 candidatos mais votados na consulta direta, bem como, convocará sessão específica do Conselho Pleno para proceder à formação da lista sêxtupla.

Na segunda fase, os conselheiros seccionais votarão a escolher seis nomes para a lista Sêxtupla. Já na terceira fase, os desembargadores do TJ-PI escolherão três nomes para a lista tríplice. Por fim, o governador Wellington Dias (PT) irá escolher qual dos três nomes será o novo desembargador do Tribunal de Justiça.

Conferência de urnas
Na última quinta-feira (27), a Comissão Eleitoral realizou, juntamente com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), a conferência das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições do Quinto Constitucional.

Na ocasião, também foi realizado o treinamento dos colaboradores da Seccional Piauí sobre os procedimentos e organização para a votação, que está prevista para acontecer no dia 06 de novembro, das 10h às 18h.

Serão usadas 62 urnas eletrônicas na eleição, sendo 43 urnas de seção e 19 de contingência. Foram conferidos os dados e as fotos dos candidatos, os quais serão usados na parametrização pela Seção do Voto Informatizado do TRE-PI.

Veja a lista com os candidatos:

Agrimar Rodrigues
Alessandro Lopes
Alexandre Pacheco
Campelo Filho
Cláudia Paranaguá
Fábio Viana
Gerson Gonçalves Veloso
Hildeth Evangelista
José Gonzaga Carneiro
José Roger Gurgel Campos
José Wilson F. de Araújo Júnior
Juliano Leonel
Laurentino de Paula
Marcelo Pio
Maria do Amparo
Martha Fernanda e Silva
Moacir César Pena Júnior
Reginaldo Miranda

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo