Theatro 4 de Setembro comemora 130 anos com programação especial
A programação de aniversário segue até sexta-feira (6), com espetáculos e shows musicais diversos; confira.
O Theatro 4 de Setembro, palco de diversas manifestações culturais no Piauí, comemora 130 anos nesta quarta-feira, 4 de setembro. Localizado no Centro de Teresina, na praça Pedro II, o prédio vai receber uma programação especial de aniversário. Confira:
Às 17h, acontece o Club do Vinil, com o Dj Galvão Jr., no bar do Club dos Diários. Ao mesmo tempo, na Praça Pedro II, os teresinenses podem apreciar o espetáculo“A Praça é do Circo”.
Às 18h, no próprio teatro, será exibido o documentário “130 anos Theatro 4 de Setembro: um olhar de memórias”, por Zé Quaresma.
Às 19h, ainda no teatro, será entregue o troféu “Theatro 4 de Setembro 130 anos: Ano Rosalina de Sousa”. Às 20h, a Casa recebe o espetáculo “Norma”, com Nívia Maria e Rainer Cadete. O espetáculo busca provocar reflexões sobre acolhimento, desejo e autoestima.
Os ingressos para a peça “Norma” podem ser adquiridos na bilheteria do teatro por meio da doação de 1 lata de leite.
Às 21h, será feito o tradicional corte do bolo de 130 anos do teatro, no Espaço Osório Junior, seguido pelo show da Dandinha.
A programação de aniversário segue até sexta-feira (6), com espetáculos e shows musicais diversos. Veja mais:
Theatro 4 de Setembro
O nome do prédio homenageia a data em que um grupo de senhoras da elite da época pediram pela sua criação. Apesar de seu aniversário ser comemorado no dia 4 de setembro, o teatro foi inaugurado somente em 21 de abril de 1894.
Projetado pelo engenheiro civil Alfredo Modrak, a fachada do Theatro 4 de Setembro tem inspiração portuguesa e detalhes greco-romanos. Atualmente, possui 582 poltronas, divididas entre as galerias 1 e 2, além da plateia, seis camarins e uma sala nobre no andar superior.
O prédio foi tombado como patrimônio histórico do Piauí em 2022, além de ter sido escolhido como símbolo máximo da arquitetura piauiense. É um dos prédios mais antigos e preservados de Teresina.
Fonte: Piauí Hoje