Disputa pela prefeitura de 170 cidades do Piauí terá apenas dois candidatos
O quantitativo é superior à média nacional, que é de 49%.
Em 170 cidades do Piauí – representando 76% do total de 224 municípios – a disputa pelo Poder Executivo será encabeçada por apenas dois candidatos. O quantitativo é superior à média nacional, que é de 49%. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Serão, em todo o Brasil, 5.496 candidatos estão concorrendo diretamente ao cargo de prefeito. As cidades do Nordeste concentram 38% do total de municípios com dois candidatos (1.050 cidades); seguidos do Sudeste (25% ou 688 cidades); Sul (21% ou 582 cidades); Centro Oeste (9% ou 239 cidades); e Norte (7% ou 189 cidades).
O levantamento revelou que somente 11% das cidades (618 de 5.569) nunca contaram com dois candidatos em disputa. Em contrapartida, em 4.951 cidades os habitantes já tiveram que escolher entre apenas dois concorrentes nas últimas sete eleições.
Disputa na base
Quando considerados os dados relacionados à disputa entre os partidos com candidatura majoritária, PSD e PT protagonizam a maior rivalidade no interior do Piauí: a disputa direta entre os dois partidos vai acontecer em 36 cidades.
Em segundo lugar está o MDB, que vai disputar contra o PT em 33 cidades. Já o confronto entre MDB e PSD acontecerá em 29 municípios. O governador Rafael Fonteles é filiado ao PT e tem os partidos PSD e MDB como principais aliados da gestão no estado.
Ao todo, a legenda petista disputará como cabeça de chapa em 108 cidades do Piauí e é o partido com maior a maior presença na corrida pelo comando do Executivo no interior piauiense e na capital.
Conforme a CNM, em 14 dos 26 estados da federação, o partido do governador é o que possui a maior quantidade de candidatos nas disputas entre duas candidaturas.
Fonte: Clube News