Dr. Pessoa isola auditores da PMT e nomeia político nas Finanças
Dr. Pessoa encaminhou para a Câmara de Vereadores da capital um pacote com várias medidas. Uma delas alterava a indicação do secretário executivo de Finanças da prefeitura
Através do decreto n° 20.708, de 9 de março de 2021, e publicado hoje no Diário Oficial do Município, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), nomeou como secretário executivo da prefeitura o economista e ex-vereador de Piracuruca, Eduardo Felipe de Lima Melo Sampaio.
Ele também foi candidato a prefeitura daquele município no pleito de 2020. Eduardo concorreu pelo MDB, tendo como candidato a vice o então vereador Everaldo Gomes, que era presidente da Câmara. Ambos são aliados políticos do vice-prefeito de Teresina, Robert Rios.
Aliás, Piracuruca é terra de origem do vice-prefeito da capital. No mês passado, Dr. Pessoa encaminhou para a Câmara de Vereadores da capital um pacote com várias medidas. Uma delas alterava a indicação do secretário executivo de Finanças da prefeitura.
O secretário executivo, que corresponde a uma espécie de subsecretaria, era exercido por um auditor dos quadros da própria municipalidade. O objetivo era garantir maior eficiência nos atos da administração municipal e das finanças. O secretário executivo nomeado é um político.
Isso evidencia que as ações da prefeitura da capital estão longe de ser técnicas, ou “tecnas”, como vem apregoando o chefe do executivo e seu vice. Na grande maioria dos casos estamos diante de um governo totalmente politizado. E cuja eficiência poderá ser seriamente comprometida. Mais, a propósito, do que já está. (Toni Rodrigues)