Notícias

Governo do Piauí estuda novo lockdown para segunda-feira (15)

Previsão é de que neste sábado, o COE volte a se reunir com o governador e discutir termos a serem adotados. Decreto deve ser anunciado no domingo

Fontes ligadas ao governador do Piauí, Wellington Dias (PT), informaram ao El Piauí que é grande a possibilidade de o Governo decretar um novo lockdown no Estado na próxima segunda-feira (15).

Em entrevista à TV Clube, o secretário de Governo, Osmar Júnior (PCdoB), disse que o governador estuda implementar medidas mais rígidas para conter o avanço da Covid-19.

A informação é de que o agravamento da pandemia, o colapso da rede de saúde pública e privada, que culminou com a falta de leitos clínicos e de UTI são fatores fundamentais para o fechamento total das atividades, por pelo menos 10 dias. 

Ontem, quinta-feira (11), o Piauí bateu o recorde de mortes no ano de 2021, com 32. A tendência, de acordo com o COE é que esse número aumente de forma gradativa. 

Leia mais: Após ‘colapso na saúde’, governadores articulam lockdown nacional

Oito hospitais estão com 100% das UTIs lotadas em Teresina

A Secretaria Estadual de Saúde, informou ainda ontem também, que 73 pessoas padeciam na fila aguardando por leitos clínicos e de UTI. Grande parte desses pacientes possuem plano de saúde, mas os hospitais privados também entraram em colapso. 

Já nesta sexta-feira (12), este número subiu para 80 pessoas. Em âmbito nacional, Wellington Dias falou que existem cerca de 40 mil pessoas em filas aguardando um leito. 

Uma das medidas adotadas pelo Governo do Piauí foi a de suspender cirurgias eletivas pelo prazo de 15 dias no Estado. A iniciativa busca exatamente evitar a ocupação de leitos com casos menos graves. 

A Prefeitura de Teresina, que não possui mais nenhum leito vago nos hospitais, não concorda com a decisão. Contudo, Wellington estaria com aval do legislativo e do judiciário, além estar respaldado pelo COE. 

O decreto deve ser editado neste final de semana e publicado no próximo domingo (14). 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo