Política

Dr. Pessoa exonera mais de 280 servidores comissionados 

Medida ocorre logo após decreto que estabeleceu diversas reduções de despesas no executivo.

prefeito Doutor Pessoa (PRD) exonerou mais de 280 servidores comissionados de vários órgãos da administração pública de Teresina. As desocupações ocorreram em maior número na Fundação Municipal de Saúde (FMS) com 168 servidores exonerados.

Na sequência, a SEMF (26), SEMA (26), SAAD NORTE/ SAAD RURAL (21), Semdec (15) Coordenadora da Assistência Militar (11), FWF (8), Semjuv (07), Semest (02), Semcaspi (02), Semp (01), e PGM (01). No total, 288 comissionados foram retirados de cargos.

A medida foi publicada, nesta quarta-feira (24), no Diário Oficial dos Municípios, e ocorre logo após decreto que estabeleceu diversas reduções de despesas no executivo. O gestor, que perdeu a reeleição, terminará o mandato em 31 de dezembro deste ano.

O documento considerou a necessidade de equilibrar as contas públicas, a redução de transferências de recursos federais e estaduais para o Município de Teresina e o percentual de participação da folha de pagamento da prefeitura, que se apresenta bastante elevado.

Dr. Pessoa assina decreto e suspende gastos

O Prefeito de Teresina, Dr.Pessoa (PRD) determinou uma série de medidas para conter despesas no Poder Executivo Municipal. O decreto foi publicado no Diário Oficial e “estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal”. O gestor, que perdeu a reeleição, terminará o mandato em 31 de dezembro deste ano. 

De acordo com o documento, ficam suspensas, no âmbito da administração Direta e Indireta, a contratação de novos estagiários; a contratação de novas consultorias para a prestação de serviços, excetuando-se as licitadas com recursos de financiamentos e empréstimos de recurso a fundo perdido com aplicação vinculada; a realização de eventos que envolvam a contratação de serviços de buffet, de coffee break, locação de espaço, iluminação, sonorização, equipamentos de palcos e palanques, e demais despesas afins; a aquisição de veículos; a nomeação de novos cargos comissionados; abertura de concurso público; criação de cargos, empregos e funções; a concessão de diárias, concessão de horas extras a servidores públicos entre outros. 

Fonte: Portal A10+

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo