Notícias

Câmara vai apurar denúncia de desvio de R$ 20 milhões da FMS

A denúncia foi apurada pela equipe de transição indicada por Silvio Mendes com base nos dados repassados pela FMS.

A Câmara Municipal de Teresina (CMT) vai solicitar documentos e comprovantes de pagamento à Fundação Municipal de Saúde (FMS) para apurar a denúncia do prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), sobre o desvio de R$ 20 milhões da FMS.

A denúncia foi apurada pela equipe de transição indicada por Silvio Mendes com base nos dados repassados pela FMS, que iniciou um processo de auditoria interna neste ano de 2024. O órgão declarou que a investigação tem caráter sigiloso e será dado encaminhamento imediato ao Ministério Público para as providências.

Nesta terça-feira (5), Enzo Samuel esclareceu que o objetivo da Casa é encaminhar os dados apurados aos órgãos de controle e fiscalização.

“A Câmara Municipal será parceira, vamos exigir todas as documentações necessárias, inclusive se for necessário apresentar à comissão de transição. É importante lembrar que a Câmara Municipal no final do ano de 2023 para 2024 fez uma sessão extraordinária e nós encaminhamos um pedido de auditoria ao Tribunal de Contas do Estado. A Câmara já alertava para essas possíveis irregularidades”, afirmou.

Em dezembro de 2023, a Câmara convocou uma sessão extraordinária após dois aparelhos de radiografia e um de ultrassom serem removidos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A ação foi realizada pela empresa responsável pelo aluguel das máquinas, que alegou o atraso de 18 meses nos repasses da Prefeitura.

Tomada de contas

O vereador Dudu Borges (PT) afirmou que a Câmara Municipal pode solicitar a convocação de ex-gestores para prestar esclarecimentos quanto as denúncias apresentadas pelo prefeito eleito.

Dudu Borges é autor do requerimento que solicita a tomada de contas nos setores da saúde e educação de Teresina.

“Essa auditora terminou recentemente. Por isso que estamos fazendo um pedido aos órgãos de controle para uma tomada de contas especial. O que é isso? São os órgãos de controle vendo os números à luz para que a gente possa trazer uma opinião”, destacou.

Fonte: Clube News

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo