Polícia Civil deflagra operação contra grupo por golpe da “falsa central bancária”
Ao todo, estão sendo cumpridos 55 mandados de busca e apreensão e 37 mandados de prisão temporária.
A Polícia Civil do Piauí deflagrou a Operação “Falsa Central”, em conjunto com as polícias civis dos estados do Ceará, Pará, Pernambuco e São Paulo, para desarticular uma associação criminosa especializada em aplicar o golpe da “falsa central bancária”, esquema que consistia em enganar vítimas por meio de contatos fraudulentos, simulando ser representantes de instituições financeiras. Ao todo, estão sendo cumpridas 92 ordens judiciais, sendo 55 mandados de busca e apreensão e 37 mandados de prisão temporária.
De acordo com a Polícia Civil, a organização criminosa aplicava os golpes por meio de ligações telefônicas e mensagens falsas, onde os criminosos obtinham informações importantes das vítimas, como senhas e dados bancários, realizando transferências indevidas que geraram prejuízos financeiros.
Além dos mandados de busca e de prisão, o Poder Judiciário determinou o bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo criminoso. Durante as diligências, foram apreendidos diversos dispositivos eletrônicos, aparelhos celulares, documentos e outros materiais que subsidiarão a continuidade das investigações.
Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato na modalidade de fraude eletrônica (art. 171, §2º-A, do Código Penal), associação criminosa (art. 288 do Código Penal) e lavagem de dinheiro (Lei nº 9.613/1998). As penas podem chegar a até 21 anos de prisão, além de multa.
A Polícia Civil do Piauí reforça que as instituições financeiras, legítimas, não realizam pedidos desse tipo por telefone ou mensagens.
Fonte: GP1