Motoristas e cobradores param novamente atividades em THE
Ao todo, o consórcio é composto por cinco empresas que fazem linha para a região do Grande Dirceu, zona Sudeste, e duas regiões na zona Sul: Lourival Parente e Redenção
Motoristas e cobradores que circulam no transporte público na zona Sudeste de Teresina, paralisaram os trabalhados nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (19), devido ao não pagamento dos salários relativos ao mês de janeiro.
Após mais de 80 dias de greve, os trabalhadores, o Setut e a Prefeitura de Teresina entraram em entendimento na última segunda-feira. Contudo, o pagamento dos trabalhadores deveria ser efetuado até esta quinta-feira (18), o que não ocorreu. O acordo foi firmado no Tribunal Regional do Trabalho.
De acordo com informações repassadas ao El Piauí pelo consórcio Theresina, só seis ônibus estão circulando, o que corresponde a 97% da frota parada.
Ao todo, o consórcio é composto por cinco empresas que fazem linha para a região do Grande Dirceu, zona Sudeste, e duas regiões na zona Sul: Lourival Parente e Redenção.
Já o consórcio Urbanus (empresa Santana) está com 100% dos ônibus parados. No consórcio Poty, a paralisação atinge 98% da frota. A única empresa que circula, normalmente, é a Transcol.
Em nota, o Setut argumentou que falta uma assinatura do Sintetro para que seja realizado o repasse financeiro aos trabalhadores. A expectativa é de que nesta sexta-feira (19), os vencimentos sejam quitados.
Leia abaixo a nota do Setut:
O Setut esclarece que a Prefeitura de Teresina garantiu ao presidente da entidade, que faria o repasse da primeira parcela do acordo firmado, até esta quarta-feira, dia 17. Contudo, isso não foi possível devido a necessidade de assinatura do Sintetro numa minuta de acordo, com cláusula de compromisso de não haver greve.
O Sindicato dos Trabalhadores só foi contactado na quarta a tarde e pediu para que pudesse responder ao Município de Teresina, até a quinta-feira (18) e o pagamento então seria realizado nessa sexta-feira (19).
A entidade informa que segue aguardando o repasse de recursos ainda hoje pela manhã (19), para que seja feito o pagamento salarial dos trabalhadores. E que essas informações foram repassadas ao sindicato dos motoristas. O Setut lamenta o atual cenário de impasses com os trabalhadores e os transtornos causados à população teresinense.