Investe e Companhia Porto Piauí lançam chamamento público para impulsionar indústria pesqueira no litoral
A iniciativa pretende consolidar o Piauí como um importante player no mercado pesqueiro e gerar benefícios diretos para a comunidade.
A Investe Piauí e a Companhia Porto Piauí anunciaram, nesta semana, a abertura de um chamamento público para selecionar parceiros estratégicos interessados em investir na instalação e operação de indústrias no Terminal Pesqueiro Luís Correia (TPLC).
O objetivo da iniciativa é fomentar o desenvolvimento econômico da região litorânea, impulsionando a atividade pesqueira e atraindo negócios ligados à cadeia produtiva da pesca e da aquicultura. A ação busca também gerar emprego e renda local.
A parceria será firmada por meio do arrendamento comercial de lotes no Terminal Pesqueiro, espaço estratégico que está sendo preparado para se tornar um polo industrial voltado à transformação e comercialização de produtos pesqueiros, tanto in natura quanto industrializados.
A iniciativa está alinhada com as diretrizes dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e à valorização das potencialidades locais. “O Terminal Pesqueiro de Luís Correia tem um papel estratégico para impulsionar a economia da Planície Litorânea, garantindo que o pescado capturado na região seja beneficiado no Piauí, agregando valor e movimentando a economia regional”, destacou o diretor comercial da Companhia Porto Piauí, Igor Pontes.
O edital, publicado com base na Lei nº 13.303/2016, detalha as condições e critérios de seleção das propostas. Os interessados podem acessar o edital e os documentos anexos por meio do site oficial da Investe Piauí e enviar suas propostas até dia 12 de dezembro de 2024. Além disso, deverão apresentar projetos que estejam em conformidade com o plano de trabalho e o relatório técnico, que estão disponibilizados no Anexo I do edital.
A iniciativa pretende não apenas consolidar o Piauí como um importante player no mercado pesqueiro, mas também gerar benefícios diretos para a comunidade local. Entre os resultados esperados, estão: o aumento da produção pesqueira e industrialização de produtos da região; atração de empresas e investimentos ligados à pesca e à aquicultura; e a criação de postos de trabalho e fortalecimento da economia regional.
A Investe Piauí reafirma seu compromisso em atrair investimentos que promovam o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado. “O Governo do Estado está oferecendo uma oportunidade única para o setor da pesca e aquicultura no Brasil. Estamos falando de um Condomínio Industrial Pesqueiro com um cais dedicado, além de todas as facilidades, como parque de tancagem de combustível para embarcações, fábrica de gelo, indústria de processamento e câmera fria, tudo no mesmo ambiente. A estrutura será um grande facilitador para as exportações, isto porque está ao lado do porto marítimo”, concluiu o diretor comercial Igor Pontes.
Veja o edital!
Fonte: Governo do Estado do Piauí