Renovação de matrículas das escolas estaduais iniciam hoje
O prazo continua até o dia 6 de dezembro.
Começa nesta segunda-feira (25) o período de renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 na rede pública de ensino do Piauí. O prazo continua até o dia 6 de dezembro. A informação foi divulgada pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário da Educação, Washington Bandeira.
O período de remanejamento e transferência de alunos ocorrerá de 2 a 6 de dezembro, enquanto as matrículas para novos estudantes que desejam ingressar nas escolas da rede estadual poderão ser realizadas entre 9 e 30 de dezembro.
As matrículas serão realizadas de forma online, por meio do site da Seduc (www.seduc.pi.gov.br/matricula), do portal Gov.pi Cidadão (https://pidigital.pi.gov.br/) ou do aplicativo disponível para dispositivos iOS e Android.
“O objetivo é tornar o processo de matrícula mais ágil e acessível. Os alunos poderão realizar sua matrícula sem sair de casa. Para aqueles que não têm acesso à internet, será possível realizar a matrícula diretamente nas escolas. O processo será rápido, fácil e seguro”, explicou o governador Rafael Fonteles.
O secretário Washington Bandeira confirmou, também, que, em 2025, todas as escolas da rede estadual funcionarão em tempo integral, incluindo uma série de cursos técnicos, como Desenvolvimento de Sistemas (Inteligência Artificial), Programação de Jogos, Energias Renováveis, Cinema, Turismo e Empreendedorismo, entre outros.
Processo seletivo ITA/IME
Os gestores anunciaram, ainda, a realização de um processo seletivo para formação de uma nova turma composta por 80 alunos da rede estadual de ensino que desejam concorrer a uma vaga nos vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME). As inscrições iniciaram na sexta (22) e seguem até a quarta-feira (27).
Acesse aqui a ficha de inscrição para a avaliação ITA/IME.
Iniciado em fevereiro deste ano, o projeto, pioneiro no Brasil, tem como objetivo capacitar os alunos, durante os três anos do ensino médio, tendo como foco o ensino de matemática, química e física.
Para a seleção da nova turma, haverá dois modelos de ingresso: 40 alunos serão classificados com base no desempenho em uma prova de matemática e português, enquanto os outros 40 serão escolhidos com base nas medalhas e resultados obtidos em olimpíadas científicas.
Fonte: Clube News