Câmara Municipal aprova reforma administrativa para 2025
As medidas entram em vigor em janeiro de 2025 e visam simplificar a estrutura administrativa, reduzir custos operacionais e aprimorar a prestação de serviços públicos. A reforma inclui a extinção, criação e readequação de órgãos da administração direta e indireta.
Nesta quarta-feira (11), os vereadores da Câmara Municipal de Teresina aprovaram, em regime de urgência, o projeto de reforma administrativa enviado pelo prefeito Dr. Pessoa (PRD). A votação foi articulada para atender às diretrizes do prefeito eleito, Silvio Mendes (União Brasil).
As medidas entram em vigor em janeiro de 2025 e visam simplificar a estrutura administrativa, reduzir custos operacionais e aprimorar a prestação de serviços públicos. A reforma inclui a extinção, criação e readequação de órgãos da administração direta e indireta.
Veja as principais mudanças
Superintendências e secretarias
- As Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas(Saads) retornarão à nomenclatura anterior de Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e de Desenvolvimento Rural (SDR).
- A Saad Sudeste e a Saad Sul II serão extintas, com suas atribuições incorporadas às SDUs correspondentes.
Secretarias extintas e incorporadas
- Secretaria de Economia Solidária(Semest): será extinta e suas funções serão absorvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec).
- Secretaria de Produção Agropecuária(Semp): será extinta e as competências transferidas para a SDR.
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh): será extinta e suas atribuições redistribuídas entre a Secretaria de Planejamento (Semplan), a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), as SDUs e a SDR.
Novas secretarias
- Secretaria de Segurança Pública(Semusp): responsável pela Guarda Civil Municipal e pela implementação de políticas de segurança social no município.
- Secretaria de Articulação Institucional (Semai): com foco na representação e assessoramento do município junto ao Governo Federal, organismos internacionais e outras unidades federativas.
Outras mudanças
- A Rádio FM Cultura será transferida para a Secretaria de Comunicação (Semcom).
- A limpeza pública, incluindo o gerenciamento do aterro sanitário e o programa Lixo Zero, passará a ser responsabilidade da Eturb.
- A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) será renomeada para incluir “Recursos Hídricos” em suas competências.
O relator do orçamento para 2025, vereador Alan Brandão (PDT), afirmou que a reforma administrativa vai exigir uma adequação orçamentária.
“São adequações apenas da estrutura. Algumas secretarias que vão deixar de existir, outras secretarias que foram criadas para adequar a estrutura do município. Então, solicitamos para comissão a devolução do projeto do orçamento para que possa ser adequada e retornada aqui à Casa para análise na comissão e posterior encaminhamento para o plenário”, afirmou.
VEJA ÍNTEGRA DO TEXTO DA REFORMA ADMINISTRATIVA
Fonte: G1