Idosa que chefiava tráfico de drogas é presa em Teresina
Mulher passou a comandar ações criminosas, com a prisão de outros três filhos dela durante a operação Terra Santa, em 2023.
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) prendeu membros de uma família suspeitos de integrar uma facção criminosa e de tráfico de drogas na zona Sul de Teresina. A DRACO 176 é um desdobramento da Operação Terra Santa, onde foram detidos alguns alvos. Ao retornarem a um dos endereços dos investigados, os policiais confirmaram a continuidade dos crimes em um dos locais, mas agora sob o comando da matriarca da família, uma senhora de mais de 60 anos.
O delegado Charles Pessoa informou que foram apreendidos três adolescentes, que são netos da idosa, além de outro filho dela. Na operação anterior, mais três filhos da idosa já haviam sido presos, sendo que a mulher Alexandra Fernandes dos Santos, a Tanda, é apontada pela polícia como líder e quem operacionalizava as ações criminosas.
“Já tínhamos prendido dois filhos e uma filha, retornamos e conseguimos apreender uma grande quantidade de entorpecentes em um esconderijo dentro do quarto. Esse núcleo é coordenado pela matriarca, ela estava tomando de conta, a avós de dois adolescentes, que também estão sendo conduzidos, além de um filho maior de idade dela. Todos envolvidos com facção criminosa e tráfico de entorpecentes”, afirmou o delegado.
Na ação os policiais encontraram drogas dentro de sacos escondidos nas paredes da casa, além de coletes e bolsas de entregadores por aplicativos. “Isso tudo era utilizado tanto para a prática de assaltos quanto para a entrega de entorpecentes”, explicou Charles Pessoa.
Os alvos seriam envolvidos com a facção Bonde dos 40, segundo a polícia. “Uma ação que é fruto da Operação Terra Santa Draco 47, que foi deflagrada em julho de 2023. A gente vem monitorando e hoje estamos cumprindo 10 medidas cautelares de busca e apreensão em diversos endereços dessa região do Três andares. Diversas prisões já efetuadas de indivíduos envolvidos com o Bonde dos 40”, relatou.
A operação ocorreu nos bairros Três Andares, Vila da Paz, Vila Costa Rica, Vila Jerusalém e Parque Rodoviário. E resultou no cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão, 4 mandados de prisão e 10 prisões em flagrante.
Ordens judiciais foram executadas com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), BEPI/PM-PI, BOPE/PM-PI, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Deccoterc, 8ª Delegacia Seccional – Divisão 2, 3ª Delegacia Seccional – Divisão 1, e Guarda Municipal de Teresina.
Operação Terra Santa
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) prendeu nove pessoas e apreendeu grande quantidade de drogas durante a Operação Terra Santa, na zona Sul de Teresina, em 04 de julho de 2023. Dentre os presos, três irmãos que, segundo a polícia, comandavam o tráfico de drogas na região e eram membros da facção “Bonde dos 40”.
A mulher identificada como Alexandra Fernandes dos Santos, a Tanda, seria a líder e operacionalizava as ações criminosas. Os irmãos dela, Fabiano Fernandes dos Santos, mais conhecido como Bibiu, e Raimundo Nonato da Silva Sousa Filho executavam e atuavam na parte financeira.
“São indivíduos bastante perigosos e que foram retirados de circulação e eu tenho certeza que eles serão responsabilizados criminalmente. É importante a gente ressaltar que, inclusive, dentro da residência dessa investigada tem várias pichações que fazem referência a uma facção. Ela é uma das pessoas que exercem esse perfil de liderança, que diz respeito ao tráfico de drogas. Ela é responsável pela parte operacional do tráfico e o irmão dela responsável pela parte financeira”, explicou o delegado Charles Pessoa.
No momento da operação, a mulher foi flagrada pelo Batalhão Tático Aeropolicial (Bopaer) arremessando entorpecentes para a casa de uma vizinha. A prisão de “Tanda” gerou grande movimentação por parte dos moradores.
“Todos esses indivíduos já estavam sendo investigados, inclusive, a gente já havia feito um estudo do perfil de todos eles e uma das investigadas, já tinha esse histórico de que quando a polícia entrava na residência dela, ela arremessava o material ilícito para a casa dos vizinhos. Foram os policiais militares que estavam no helicóptero que perceberam quando essa traficante e membro de uma organização criminosa arremessou esse material”, disse.
Além de uma grande quantidade de dinheiro e drogas, as equipes apreenderam um carro e uma motocicleta. “[Os veículos] pertencem a um a um dos nossos investigados. No decorrer da nossa investigação, nós constatamos que eles adquiriram esses veículos em razão dessa prática delitiva do tráfico de drogas”, concluiu.
Fonte: Portal A10+