O vice-prefeito e secretário de Finanças de Teresina, Robert Rios (PSB), afirmou nesta quinta-feira (9) que a Prefeitura está programando uma série de concursos públicos para o próximo ano. Um dos certames a ser realizado será para a área da Saúde.
O secretário pontuou que a maior parte dos funcionários da Fundação Municipal de Saúde (FMS) são comissionados e disse que o objetivo é garantir a entrada de profissionais na pasta por meio de concurso público.
“Na FMS passaram os donos de Teresina, Silvio Mendes, o próprio Firmino, 80% dos médicos da Fundação não são concursados, são apadrinhados políticos. São escolhidos a dedo. Só 20% são concursados. Nós vamos inverter essa equação, vamos no próximo ano concursar em massa”, disse.
De acordo com o vice-prefeito, a prefeitura de Teresina realiza um levantamento para identificar a demanda e para determinar o número de vagas que serão abertas.
FMS será dividida
A Prefeitura de Teresina vai encaminhar um projeto de lei determinando a divisão da Fundação Municipal de Saúde. A ideia da gestão de Dr. Pessoa (MDB) é regularizar a situação da pasta.
Concurso na Educação
O município prepara também concurso para a Secretaria de Educação. De acordo com o secretário Nouga Cardoso serão ofertadas mais de 1 mil vagas para substituir professores temporários.