PSDB perdeu 41 prefeituras em todo o Piauí nos últimos 8 anos
Único prefeito eleito em 2020, de Passagem Franca, saiu do partido e se filiou ao PT na semana passada
Reportagem do Portal GP1, assinada pelo jornalista Davi Fernandes, revelou que ao longo dos últimos oito anos, o PSDB do Piauí perdeu 41 prefeitos nos municípios do Estado.
O levantamento foi realizado com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo os dados do TSE, em 2012, ano que o ex-prefeito Firmino Filho (PSDB) foi eleito para o 3º mandato contra Elmano Férrer, que era do PTB, os tucanos tinham conseguido garantir o comando de 38 prefeituras no Piauí.
Leia mais: PSDB perde o único prefeito eleito no Piauí, que se filia ao PT
Em 2012, o PSDB tinha prefeitos nas cidades de: Beneditinos; Bom Jesus; Bom Princípio do Piauí; Cajueiro da Praia; Capitão Gervásio Oliveira; Caraúbas do Piauí; Cocal; Curimatá; Currais; Demerval Lobão; Dom Inocêncio; Esperantina; Floriano; Gilbués; Ipiranga do Piauí; João Costa; Marcos Parente; Matias Olímpio; Morro Cabeça no Tempo; Morro Do Chapéu do Piauí; Novo Oriente do Piauí; Novo Santo Antônio; Paes Landim; Paquetá; Parnaíba; Piracuruca; Porto; Porto Alegre do Piauí; Ribeiro Gonçalves; Santa Luz; Santo Antônio de Lisboa; São João da Serra; São Miguel da Baixa Grande; Simplício Mendes; Sussuapara; Tanque do Piauí; Teresina e Uruçuí.
Único prefeito do PSDB migrou para o PT em 2021
Após quatro anos, já no fim do 1º turno em 15 de novembro de 2020, o PSDB perdeu 7 prefeituras e somente tinha conseguido a Prefeitura de Passagem Franca do Piauí, com o prefeito Saulo Trajano, que deixou as asas de lado, para colocar a estrela do PT no último dia 31 de março deste ano. “Acredito no PT e no governador Wellington Dias”, disse o ex-tucano.