Notícias

Strans não se atualiza, sistema apresenta falhas e teresinense é prejudicado sem ter baixa em multas pagas

Técnico da Strans diz que todo o maquinário utilizado ainda é antigo e não consegue suportar o novo sistema

Os motoristas e motociclistas teresinenses estão com sérios problemas ao procurarem a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para acessarem os procedimentos de baixa de pagamento, penalização e baixa por prescrição. É que o ‘sistema continua fora do ar’.

Uma das ‘vítimas’ dessa problemática é o professor de educação física Lázaro Adayrton. Segundo ele, após adquirir uma motocicleta modelo Honda Broz, ano 2012, a surpresa veio. Ele consultou o sistema do Detran e Strans e não constavam pendências, mas ao tentar emplacar novamente apareceram multas da Strans que antes não estavam presentes no sistema.

“O rapaz que me vendeu foi ao cartório comigo, fez a comunicação de venda e aí quando fui pagar o emplacamento apareceram diversas multas. Ao todo foram 13 multas, todas da Strans. Se eu for pego numa blitz meu veículo será rebocado. Strans está me prejudicando pois não tinha nenhuma multa e agora voltaram essas multas. É uma falha muito grande que tem prejudicado o cidadão”, lamentou o professor.

Strans divulgou comunicado informando que problema estaria no Detran-PI Foto: Reprodução

De acordo com a assessoria de comunicação da Strans, o sistema de infrações depende do funcionamento do sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI). “Por isso não conseguimos realizar uma série de procedimentos no que se refere às multas e infrações de trânsito”, diz trecho da nota da Strans.

Ainda segundo a Strans, uma equipe técnica buscou contato na segunda-feira (31) diretamente com os servidores do Detran-PI, mas não obtiveram retorno. A resposta seria de que os servidores responsáveis pelo setor de tecnologia estariam com Covid-19 e afastados. “Estamos sendo prejudicados por conta disso. Mas o problema não é na STRANS, mas gera consequências no andamento dos processos”, finaliza a nota.

Por outro lado, a reportagem do El Piauí buscou saber de informações por parte do Detran-PI, além de outras figuras envolvidas e a informação repassada foi de que os servidores da Strans não passaram por processo de atualização e não estariam sabendo lidar com o novo sistema já implantado.

Sede do Detran-PI, em Teresina Foto: Reprodução/G1 Piauí

A assessoria de comunicação do Detran-PI informou que não há problemas no sistema. “Os nossos sistemas não estão com instabilidades, está operando normalmente”, informou. “Apenas está ocorrendo algumas inconsistências em dados por parte de alguns veículos que é uma decorrência da nova adaptação no qual o sistema antigo está passando para este novo sistema que é nacional”, completou.

Um técnico da Strans em contato com nossa reportagem falou sobre os problemas e falta de servidores na pasta. Segundo ele, todo o maquinário utilizado ainda é antigo e não consegue suportar o novo sistema.

“Lá os computadores são todos antigos, não suporta os programa. Quando tem manutenção nas salas os computadores dão problema. Não tem servidor. Usam um computador normal como servidor e não suporta. Precisa de um servidor bom”, disse o funcionário que não quis ser identificado.

Ele informou ainda que havia a expectativa na aquisição de novos computadores, mas a manobra não teve sucesso. “Perguntaram sobre especificações, essas coisas, passamos tudo, mas não efetivaram a compra do maquinário. Até hoje nunca deu certo”, completou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo