Imepi fiscaliza distribuidoras de gás de cozinha em Teresina
Fiscalização investiga práticas abusivas e faz alusão à Semana do Consumidor. Normas exigem que o botijão de gás tenha, em média, 28 quilos, sendo 13 do produto
O Instituto de Metrologia do Estado (Imepi) fiscaliza, na manhã desta quarta-feira (16), distribuidoras de gás em Teresina. O objetivo é investigar se botijões domésticos possuem o peso indicado e evitar que o consumidor seja vítima de práticas abusivas.
Segundo o diretor-geral do Imepi, Maycon Danilo, as normas exigem que o botijão de gás tenha, em média, 28 quilos, sendo 13 do produto. Pelo menos cinco distribuidoras devem ser avaliadas nesta quarta (16). Até a última atualização desta reportagem, nenhum local foi autuado. Os endereços dos estabelecimentos não foram divulgados pelo órgão.
“Nós vamos analisar o aspecto físico do produto, saber se a tara está muito amassada, se está com algum dano que possa causar problema no peso. Iremos subtrair o valor da tara do valor final porque o consumidor não paga pela tara. Um botijão desse tem que ter de produto 13 quilos, havendo uma tolerância de 350 gramas”, explicou Maycon Danilo.
A ação acontece após a Petrobras anunciar, na última quinta-feira (10), o reajuste nos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha, e faz alusão à Semana do Consumidor.
Caso sejam encontradas irregularidades, o estabelecimento será autuado e tem um prazo de 10 dias para defesa e regularização dos produtos.
“Não tendo esse peso, o responsável pela irregularidade é o envasador, não o revendedor. É gerada a autuação e ele vai ter o prazo legal para responder”, completou o diretor-geral do Imepi.