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Reclamações de compras online aumentam 52% em 2022, segundo Procon de Teresina

Confira as reclamações dos consumidores e veja dicas para comprador e vendedor

Dados em relatório do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Municipal de Teresina apontam aumento de 52% em reclamações sobre compras online neste ano. Segundo o Procon, nos últimos dois anos, foram constatados um crescente número de relatos relacionados.

A instituição informa que já era o esperado, devido a uma mudança no comportamento do consumidor e do fornecedor após a pandemia. Os dados atestam o aumento percentual no período do mês de janeiro até abril deste ano em relação ao mesmo período em 2021 no comércio virtual.

O Procon relata queixas que se repetem entre os consumidores como:

– Atraso na entrega ou entrega não efetivada;
– Alto preço do frete;
– Problemas na cobrança
– e vendas efetuadas em sites falsos.

O alto preço do frete é um dos fatores que influenciam a desistência da compra. Em muitos casos o frete chega a um valor maior que o preço do produto a ser adquirido. Os problemas têm impactado não somente o consumidor; fornecedores também ficam sem efetuar as vendas.

“É bom destacar que não existe uma regulamentação para definir se o valor de um frete está ou não abusivo. Atualmente a explicação fica por conta dos valores commodities minerais, dentre elas o petróleo, que impactam em efeito cascata”, destaca a coordenadora geral do Procon Municipal, Nara Cronemberger.

A coordenadora elenca ainda algumas dicas para amenizar as reclamações na relação de consumo:

O fornecedor deve oferecer canais de atendimento que efetivamente atenda às queixas dos consumidores;
Maior transparência e clareza na descrição dos produtos;
Disponibilizar pontos de retirada dos produtos, para suavizar o alto preço dos fretes.

“Por fim, o consumidor deve pesquisar o site de compra com muita atenção, pois a maioria dos erros são grosseiros e detectáveis na sua falsidade”, alerta Nara Cronemberger.

Contato

O consumidor que se sentir lesado na relação de consumo poderá dirigir-se ao Procon Municipal de Teresina, localizado na Avenida João XXIII, 2715, bairro São Cristóvão, virtualmente pelo e-mail: proconteresina@gmail.com ou através do telefone: (86) 3216-3041.

Fonte: portalclubenews.com e Prefeitura de Teresina

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