IBGE inclui, pela primeira vez, pergunta sobre autismo em questionário do Censo Demográfico
No Piauí, é esperado que 900 mil domicílios participem do questionário
“Você já foi diagnosticado com autismo por algum profissional de saúde?”. Essa pergunta bastante importante será feita, pela primeira vez, pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A temática será abordada pelo Censo Demográfico no questionário do tipo amostral, em 2022.
Respondido por uma parcela dos lares, selecionados de forma aleatória pelo sistema da pesquisa, estima-se que cerca de 11% das residências brasileiras responderão ao formulário neste ano. Ele contará com temas mais específicos, como o autismo.
Segundo Juliana Queiroz, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Pessoas com Deficiência do IBGE, a informação sobre o diagnóstico de autismo é de extrema relevância para a população do país.
“Esse dado poderá começar a esclarecer sobre os problemas enfrentados pelas pessoas com autismo, garantindo sua visibilidade e permitindo a criação de políticas públicas mais eficientes, direcionadas a partir dos dados concretos, fatores fundamentais para a garantia de direitos”, disse.
Além das indagações sobre o transtorno, uma versão mais ampla dos formulários vai investigar outros pontos específicos.
Além da questão sobre autismo, a versão ampliada do questionário investigará outros pontos específicos, entre eles: indagações sobre migração, fecundidade, religião, pessoas com deficiência, composição do núcleo familiar e deslocamento para o trabalho.
Além disso, o questionário também contará com dados considerados essenciais: características dos domicílios, identificação étnico-racial, registro civil, mortalidade e educação.
A previsão para o início da pesquisa é para o dia 1º de agosto, quando os recenseadores do IBGE começarão a bater de porta em porta nas casas dos brasileiros.
No Piauí, mais de 3 mil pessoas estarão envolvidas, diretamente, nesse trabalho de coleta de informação. Cerca de 900 mil domicílios serão visitados em todo o estado.
Fonte: portalclubenews.com