Notícias

Secretário de Justiça defende ‘presídios disciplinados’ para reinserção de detentos

Presos vão trabalhar na Operação Combate à Dengue, em Teresina

O secretário de Justiça do Piauí (Sejus), Carlos Edilson, defendeu maior disciplina nos presídios do estado. Para ele, medidas educacionais agilizam o processo de reinserção de detentos na sociedade e, consequentemente, reduzem os riscos de presos reincidentes.

Na próxima segunda-feira (02), reeducandos atuarão na limpeza das escolas e creches de Teresina – na Operação Combate à Dengue – como parte de um acordo firmado entre o município e a Sejus. Segundo o secretário, a ação é resultado de um ‘equilíbrio no sistema’.

“Se eu falar em ressocialização em um presídio desorganizado, é falácia. Eu não tenho como ressocializar se eu não tiver um interno disciplinado. A gente precisou passar por um período com um foco muito grande na disciplina e no equilíbrio do sistema para fazer com que nós tenhamos hoje essas ações de presos trabalhando fora das unidades”, destacou.

Carlos Edilson lembrou que os presos passam por um processo prévio de capacitação antes de irem às ruas. “Agora, irão ajudar nesse combate à dengue. O preso não vai para as casas. Claro que não. A gente vai focar na limpeza de prédios públicos, de UBSs. O foco dos reeducandos será em locais fechados, mas de prédios públicos”, disse.

Operação Combate à Dengue

A Operação de Combate à Dengue teve início no dia 18 de abril e reúne vários órgãos da Prefeitura, como a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Defesa Civil e a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Também participam a Secretaria de Justiça, com a presença de reeducandos, e do Exército, que será treinado pelas equipes do Centro de Zoonoses para identificar focos de dengue dentro das residências.

Novo presídio

No município de Buriti dos Lopes, será instalada uma nova unidade prisional, com capacidade para 300 detentos. A licitação para a construção do presídio, que será em regime fechado, está prevista para iniciar neste mês de maio.

De acordo com o secretário, o projeto está pré-aprovado e já passou por algumas alterações devido às normas do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

“Nossa intenção é adaptá-la para fazer uma unidade padrão, como a de São Raimundo Nonato, onde nós possamos colocar presos com o índice de periculosidade maior. Terá um procedimento mais forte e com certeza vai resolver”, finalizou o secretário Carlos Edilson.

Fonte: portalclubenews.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo