O período chuvoso deste ano teve o registro de grandes acumulados em diversos municípios do Piauí e se destacou em relação ao ano passado. Segundo o professor e climatologista Werton Costa, na grande Teresina, as chuvas estão chegando ao fim. No litoral do estado, no quadro pluvial Entretanto deve continuar em menor escala.
“O Piauí é muito original, como ele é um estado bem estimado no sentido Norte-Sul, a gente tem vários momentos da chuva, e o momento da chuva da grande Teresina está chegando ao final, mas isso não quer dizer que no Piauí a chuva pare, há uma tendência de permanência do quadro chuvoso, em menor escala, faixa da norte, próximo do litoral”, explica o climatologista.
De acordo com Werton Costa, nos municípios litorâneos as chuvas devem ser de forma mais esporádica com pancadas, ou chuva rápida e intensa. Essa fase pós-estacional pode se estender até a primeira quinzena do mês de maio.
“Essa fase em que reduz a quantidade de nuvem, aumenta o calor, o piauiense está no sentido desde março que há um aumento gradativo de temperatura, e a chuva se torna um fenômeno mais esporádico e menor escala, ou seja, são pancadas, chuva , às vezes intensas em lugares, então esta é uma tendência para o período pós-estacional que pode se estender até a primeira quinzena de maio nos municípios litorâneos”, acrescenta.
Ainda segundo o climatologista, o que justifica a fase pós-estacional da Faixa Norte do Piauí é a alta temperatura do Atlântico.
“Nós estamos observando um fator muito interessante que é o Atlântico quente, então o nosso litoral está com a temperatura acima da média e é justamente isso que justifica a chuva no alto Longá, fluxo de calor faz com que a chuva aconteça no litoral, em Luzilândia, Batalha e isso vai continuar um pouco no que nós pontuamos em fase pós-estacional”, Werton Costa.
Já em relação ao Sul do Piauí, com a estação já finalizada, as chuvas que podem acontecer também devem ser esporádicas.
“O Sul tem uma atipicidade, é o primeiro que recebe as receber, sobre influência da Amazônia, que replica a chuva do Atlântico, ele passa a a chuva da Zona de Convergência e ainda chuvinhas que vêm algumas vezes da costa leste, só que chuva a estação lá está terminada, então o que vier são fatos esporádicos no Sul”, informa o climatologista.
Fonte: cidadeverde.com