Notícias

Enfermeiros anunciam possibilidade de greve em Teresina

Os profissionais realizaram ato em Teresina após não serem incluídos em reajuste de servidores

Profissionais de Enfermagem da rede municipal de Teresina realizaram ato nessa terça-feira (03), na frente do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), contra a exclusão do reajuste de 10,5% concedido pela Prefeitura de Teresina aos servidores municipais. A categoria também anuncia uma possível greve para a próxima semana.

Segundo a secretária-Geral do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi), Danyelle Vieira, o ato é uma revolta da categoria que não parou as atividades durante a pandemia e pela falta de valorização dos profissionais.

“Semana passada nós fomos surpreendidos com um reajuste linear de 10,5% dos servidores da Prefeitura, com a ressalva de que dez categorias estariam excluídas desse reajuste e entre elas, a Enfermagem, tantos os técnicos, como enfermeiros excluídos e essa é nossa revolta, pois fomos um dos principais profissionais que lutaram durante a pandemia, e excluíram os profissionais de Enfermagem”, explica a secretária-Geral.

Foto: Reprodução

Ainda de acordo com Danyelle Vieira, a categoria deve paralisar as atividades na próxima segunda-feira (09), mas a paralisação pode ser prorrogada por tempo indeterminado.

“A categoria indignada deliberou hoje por paralisação na segunda-feira por um dia, mas que pode ser prorrogada por mais dias, então a gente vai parar e nossa concentração será na segunda, às 8h da manhã, aqui em frente ao HUT”, pontua.

Com a paralisação de todas as atividades da categoria, os serviços de urgência e emergência da rede municipal de Teresina terão um percentual de segurança para garantir o serviço à população.

A secretária-Geral do Senatepi acrescentou ainda que a Prefeitura negou o reajuste à categoria alegando que os profissionais já haviam recebido outro reajuste em 2019, porém Danyelle Vieira informa que esse valor é referente a recomposição de perdas do ano de 2014 a 2019.

“A Prefeitura alega que a categoria já tem recebido um reajuste, só que eles não lembram que esse reajuste já é uma recomposição de perdas de 2014, que a gente conseguiu em 2019. Então foram cinco anos lutando para a gente conseguir em 2019 um reajuste que era pra ter sido desde 2014, então a gente está tendo uma recomposição anterior e esse reajuste é de agora, 2021 a 2022”, acrescenta.

FMS se manifesta

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a categoria já está recebendo aumento progressivo desde 2019 depois de acordo estabelecido com a Prefeitura de Teresina.

Confira nota na íntegra:

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informa que 10 categorias já estão recebendo aumento progressivo desde 2019, depois de acordo entre elas e a prefeitura. Recebem semestralmente aumento, que varia de 42% a 54%. Portanto não vão entrar no aumento para os demais servidores que acontecerá no ano de 2022.

As categorias já contempladas com aumento desde 2019 são: farmacêuticos, bioquímicos, veterinários, analistas de sistema, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.

Fonte: cidadeverde.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo