Jeová Alencar se credencia como especialista em traições
Vereador de Teresina costuma agir nos bastidores, por conta própria, sem pensar no grupo político e aliados, visando apenas interesses pessoais
O presidente da Câmara Municipal de Teresina e pré-candidato à deputado estadual pelo Republicanos, Jeová Alencar, se tornou no meio político um verdadeiro especialista em traições.
Seu histórico recente mostra que em cada eleição o parlamentar se alia ao que acha ser conveniente para seus projetos pessoais, esquecendo o grupo de sustentação e os aliados políticos.
TRAIU EVALDO GOMES
O primeiro a ser enganado e usado por Jeová Alencar, foi o deputado estadual Evaldo Gomes. Em 2012, Evaldo era presidente do PTC e elegeu Jeová vereador de Teresina pela primeira vez. Não deu tempo sequer de assumir a cadeira e Jeová já era da base do então prefeito Firmino Filho. Evaldo ficou à vê navios.
Já em 2016, Jeová que abocanhou parte da estrutura da Prefeitura de Teresina se escorou em Firmino Filho para ser o vereador mais bem votado da capital, quando teve pouco mais de 10 mil votos pelo PSDB. O acordo de Jeová era ser eleito e reeleito presidente da Câmara Municipal e assim Firmino o fez.
TRAIU FIRMINO FILHO
Mas, como de costume, Jeová cresceu o olho. Desta vez, com o poder na mão, Jeová traiu Firmino Filho visando um terceiro mandato na presidência da Câmara. Aliou-se ao deputado Themístocles Filho e aproveitou uma viagem internacional de Firmino Filho para antecipar a votação.
Resultado: Jeová reeleito para o terceiro mandato e o rompimento com o grupo político de Firmino.
Pouco depois, Jeová partiu para a eleição ao lado de Dr. Pessoa e Robert Rios, deixando de lado seu antigo grupo político, que o elegeu com 10 mil votos e o reelegeu duas vezes na presidência da Câmara Municipal.
TRAIU THEMÍSTOCLES FILHO
Locupletado na estrutura da Prefeitura de Teresina, o vereador se estabeleceu e voltou a trair um aliado. Desta vez foi Themístocles Filho. Jeová passou a querer uma cadeira na Assembleia Legislativa e para isso usa sua influência na gestão e sobre os vereadores da capital, que são seus principais cabos eleitorais.
Por último, Jeová traiu Dr. Pessoa e Robert Rios. O parlamentar fez um acordo com o grupo de oposição ao prefeito e declarou apoio ao nome de Joel Rodrigues, pré-candidato ao Senado pelo Progressistas, ao lado de Sílvio Mendes, adversário do grupo que gere a Prefeitura de Teresina.
TRAIU DR. PESSOA E ROBERT RIOS
No início do ano, Jeová havia articulado um encontro de 12 vereadores com Rafael Fonteles e Themístocles Filho, que também visava sacramentar um apoio ao nome de Wellington Dias (PT), pré-candidato ao Senado. Agora, o vereador levou o grupo para a oposição, jogando fora sua palavra e traindo mais uma vez a gestão municipal.
Jeová tem interesses claros na eleição de 2024 e já tem em mente que pode ser eleito prefeito de Teresina, mesmo que para isso precise se aliar de vez ao grupo que combateu em 2020. Por outro lado, Robert Rios já observou as movimentações de Jeová e vai buscar inviabilizar esse projeto, seja saindo candidato à deputado estadual em 2022, seja travando a influência do vereador na PMT e no Poder Legislativo.