Morre em Teresina produtor cultural Walfrido Salmito
Segundo familiares, após contrair a arbovirose, Walfrido desenvolveu complicações neurológicas e renais, apresentou uma infecção generalizada e acabou falecendo. É o primeiro óbito pela doença no Piauí este ano.
O produtor cultural Walfrido de Melo Salmito morreu nessa segunda-feira (30), em Teresina, vítima de complicações da chikungunya, segundo a família. Professor do Grupo de Teatro Caneleiro e idealizador de diversos projetos culturais no Piauí, ele tinha 63 anos. É o primeiro óbito pela doença no Piauí desde 2018, quando seis pessoas morreram.
Segundo familiares, após contrair a arbovirose, Walfrido desenvolveu complicações neurológicas e renais que o debilitaram. Ainda conforme a família, ele teve uma infecção generalizada e acabou falecendo.
Nas redes sociais, familiares, amigos e colegas de trabalho lamentaram a perda.
“Melhor pai do mundo, sou um sortudo, tenho aceitado a vontade de Deus. Papai viveu bem o tempo que teve. Constituiu uma família linda e foi feliz. O que me consola é saber que ele teve uma vida feliz. Foi muito amado pela família que não o deixou um minuto. Irmãos, filhos e sobrinhos o tempo todo presentes”, disse o filho Salmito Júnior nas redes sociais.
Chikungunya no Piauí
A chikungunya, que teve um aumento “exorbitante” no estado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (os mesmos transmissores da dengue e da febre amarela).
De janeiro a abril deste ano, no Piauí 279 pessoas foram contaminadas pelo vírus da Chikungunya.
Sintomas
Os principais sintomas são febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.
A principal diferença entre a dengue e a chikungunya é a dor nas articulações, muito mais intensa na chikungunya.
Tratamento
O diagnóstico depende de exames laboratoriais e, na fase aguda, o tratamento é apenas dos sintomas. Os sintomas, em geral, desaparecem dez dias após seu aparecimento. No entanto, as dores nas articulações podem persistir por meses. Nesses casos, o paciente deve voltar à unidade de saúde para avaliação médica.
Como a doença é transmitida por mosquitos, é fundamental reforçar as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas casas e vizinhança. As recomendações são as mesmas aplicadas à prevenção da dengue.
Entidades lamentam a perda
O governo do estado, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PI) e a Fecomércio divulgaram nota de pesar pelo falecimento do produtor cultural. Veja a íntegra abaixo:
Nota de Pesar – Walfrido Salmito
Neste momento de dor, o Governo do Estado do Piauí expressa as mais sinceras condolências aos amigos e familiares de Walfrido Salmito.
O Governo do Piauí lamenta profundamente o falecimento do produtor cultural, Walfrido Salmito, ocorrido nesta segunda-feira (30).
Como produtor cultural Walfrido Salmito realizou várias exposições no espaço Sesc e trabalhava em parceria com escolas levando estudantes de várias idades para visitação de pontos culturais. Era professor do grupo de teatro Caneleiro.
Neste momento de dor, o Governo do Estado do Piauí expressa as mais sinceras condolências aos amigos e familiares de Walfrido Salmito.
Fonte: g1piauí