Política

Sílvio Mendes desafia a Justiça Eleitoral e já aparece com número no peito

O registro foi publicado no próprio Instagram do pré-candidato durante um evento na cidade de Floriano. Na ocasião, Sílvio se deslocava para o palco principal e transitava entre os presentes

O pré-candidato ao Governo do Piauí, Sílvio Mendes (União Brasil), abusa da Justiça Eleitoral e já posa com o número da urna no peito, em explícita campanha antecipada. A prática é ilegal, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

LEIA MAIS: 33% X 27%: Sílvio cai em Teresina e diferença para Rafael é só de 6 pontos

O registro foi publicado no próprio Instagram do pré-candidato durante um evento na cidade de Floriano. Na ocasião, Sílvio se deslocava para o palco principal e transitava entre os presentes.

No peito ele carregava um adesivo com o número 44, número do União Brasil, que provavelmente venha a ser usado pelo pré-candidato, caso seja efetivada sua candidatura.

Foto: Reprodução

“A propaganda eleitoral é feita em prol de candidatos. Porém, ao tratar de propaganda eleitoral antecipada, que é divulgada antes do período permitido, ou seja, antes de existirem candidatos, o beneficiário será um pré-candidato, que é uma pessoa com a intenção de concorrer às eleições, mas que não formalizou sequer seu pedido de registro de candidatura pelo fato de, na maioria das vezes, ainda não ter sido aberto o prazo para isso”, diz o TSE.

“Diante disso, a finalidade da proibição da propaganda extemporânea é evitar o desequilíbrio e a falta de isonomia nas campanhas eleitorais. Os candidatos devem ser tratados igualmente. Portanto, perante a legislação eleitoral, não é aceitável que alguns possam divulgar suas propagandas antes mesmo que outros tenham se registrado como candidatos”, conclui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo