Escolas com casos de Covid não precisam suspender aulas
Segundo comitê, vacinação, uso de máscara e isolamento de sintomáticos ou assintomáticos com teste positivo são medidas suficientes.
O Comitê Municipal de Operações Emergenciais (COE) de Teresina informou, no boletim epidemiológico da Covid-19 de domingo (19), que não há necessidade de fechar turmas, turnos ou escolas inteiras em caso de detecção da doença.
De acordo com o comitê, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) constatou o papel primordial das escolas na saúde integral das crianças/estudantes – mesmo em situação de pandemia e de alta transmissão de Covid-19.
Além disso, o COE informou que existem diretrizes atualizadas e cientificamente reconhecidas emanadas pela Organização Municipal de Saúde (OMS), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pelo Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, que permitem a manutenção das aulas presenciais mediante adoção de medidas específicas.
Dentre as medidas estão: a vacinação, ventilação de salas, distanciamento entre os alunos, uso de máscara, isolamento de sintomáticos ou assintomáticos com teste positivo e quarentena de contatos, definidos pelos protocolos.
Desaceleração do crescimento de casos
No mesmo boletim, o COE informou que dados da Covid na capital durante a semana passada (12 a 18 de junho) parecem esboçar “uma tênue desaceleração do crescimento de casos”. Contudo, o documento ressalta que o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (16), tornou a afirmação “um tanto imprecisa”.
Isso porque, historicamente, as redes de assistência, testagem e notificação “tornam-se mais frágeis nestes períodos”. Segundo o comitê, a taxa de transmissão do vírus caiu, de 3.5 para 2.3, mas ainda é considerada muito alta.
Fonte: g1piauí.com