Passeio pelo Rio Poti incentiva o ecoturismo e preservação
Atletas de diversas cidades do Piauí se reuniram na capital para celebrar preservar as águas. As embarcações saíram da Ponte Juscelino Kubitschek, e seguiram até o parque ambiental Encontro dos Rios, onde o Poti encontra o Parnaíba.
Mais de 70 caiaques, canoas e outras embarcações participaram do Desafio Entre Rios, um passeio pelo Rio Poti que aconteceu neste domingo (27), em Teresina. Atletas de diversas cidades do Piauí se reuniram na capital para celebrar os esportes aquáticos e lembrar a importância de preservar as águas.
Os barcos se concentraram e entraram no rio pela Ponte Juscelino Kubitschek, e seguiram até o parque ambiental Encontro dos Rios, onde o Poti encontra o Parnaíba.
O desafio não teve competição. Os atletas usaram canoas, caiaques e pranchas de stand-up paddle, e se divertiram juntos.
Para o organizador do evento, Luciano Uchoa, os rios que banham a capital têm potencial para o ecoturismo, e como nova opção de lazer para os teresinenses.
“Não é um evento competitivo, é um evento de vivência, de experiência. Buscamos unir o esporte a remo e a cultura, porque a gente acredita que de maneira geral o teresinense está de costas para o rio”, comentou Luciano.
Para aqueles que estão sempre em contato com o rio, os pescadores, o desafio foi uma oportunidade de mostrar a beleza que veem todos os dias para quem a ignora.
“O teresinense não conhece o rio. Quando há um evento desse, a gente chama atenção para que olhem o rio, a beleza que tem, uma natureza exuberante, uma riqueza imensurável”, disse o pescador José Francisco.
Fonte: g1piauí.com