Notícias

Trechos do Centro de Teresina são interditados

De acordo com a Prefeitura da capital, mais de 100 novas vagas de estacionamento serão criadas. Marcação de locais iniciou nessa terça-feira (12).

Motoristas, ciclistas e pedestres que transitarem pelo Centro de Teresina, devem ficar atentos com as obras de acessibilidade e revitalização que têm ocasionado interdições em trechos diversos da região (veja detalhes abaixo). A previsão de conclusão de toda a reforma é janeiro de 2023.

Segundo a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, um acordo firmado com o Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas) determina que cada quarteirão do Centro fique interditado por até 15 dias. O objetivo é não interromper o fluxo de pedestres e o funcionamento de lojas durante as obras.

O objetivo da reforma, conforme o superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, é otimizar o acesso de veículos e pedestres, sobretudo de pessoas com deficiência, ao Centro da capital, além de beneficiar o comércio local com mais de 100 novas vagas de estacionamento.

Foto: Reprodução

Ainda de acordo com o superintendente, a solicitação de vagas de estacionamento, no entorno do Shopping Da Cidade, partiu do próprio setor varejista. A marcação de vagas iniciou nessa terça-feira (12), na Rua Coelho Rodrigues. Cada uma terá 5 metros de comprimento por 2,5 de largura.

“Nós criamos algumas rotas alternativas junto com a Strans, para que a gente minimize esses transtornos tanto aos motoristas quanto aos lojistas. Nós acreditamos que essas obras aumentarão o fluxo de pessoas e consequentemente a quantidade de vendas, tendo em vista que as lojas irão ficar totalmente acessíveis”, pontuou Roncalli Filho.

Foto: Reprodução

Entre os serviços a serem executados, estão a construção da galeria na Rua Coelho Rodrigues, a recuperação da Ruas Paissandu e Barroso, da praça Rio Branco e calçadas. Também estão previstas reformas nos prédios do Museu da Imagem e do Som (MIS), Mercado Central e Troca-troca. Tudo está orçado em R$ 25 milhões.

“Entregaremos as ruas do Centro totalmente acessíveis, sinalizadas, com bancos, floreiras, lixeiras e iluminação em led. Teresina vai passar a contar com ruas completas e mais vagas de estacionamento. São espaços desenhados para dar segurança e conforto, distribuindo o espaço de maneira mais democrática, beneficiando a todos, tanto pedestres quanto veículos”, explicou o superintendente da SAAD Centro.

Foto: Reprodução

O MIS, conforme a SAAD Centro, contará com novas instalações elétricas, de som e climatização, auditórios, salas de exposições e treinamentos, áreas voltadas para museologia e centro de alimentação.

Para a reabilitação e restruturação do Mercado Central São José, no dia 4 de julho, a SAAD Centro deu continuidade ao remanejamento de permissionários para boxes provisórios na Rua Riachuello. Ao todo, mais de 50 trabalhadores serão realocados, e a transferência começou em março deste ano. O valor investido na obra é de R$ 2,2 milhões.

Foto: Reprodução

Projeto de revitalização começou em 2021

A proposta de revitalização do Centro da cidade foi apresentada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira, ao prefeito de Teresina Dr. Pessoa (Republicanos), em janeiro de 2021.

“Hoje, quando o relógio marca 17h30 o Centro já está deserto, você tem até medo de andar pelas ruas. Precisamos mudar isso, precisamos de eventos culturais, atividades econômicas que movimentem o Centro da cidade dia e noite”, disse o gestor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), na ocasião.

Foto: Reprodução

As obras foram iniciadas no mesmo mês e, inicialmente, seriam finalizadas em até sete meses. Contudo, houve atraso.

A SAAD Centro divulgou, posteriormente, um novo cronograma com conclusão para dezembro de 2022. Neste mês, o prazo foi novamente estendido, para janeiro de 2023.

Confira o cronograma de obras

Trechos com previsão de interdição em julho:

  • Trecho entre Rua Paissandu e Rua Félix Pacheco (até 20 de julho)
  • Rua 13 de Maio a Rua Barroso
  • Rua Barroso a Rua Simplício Mendes
  • Rua Simplício Mendes a Rua Rui Barbosa
  • Na última terça-feira (12), a SAAD Centro informou que as obras no cruzamento da Rua Rui Barbosa com a Rua Coelho Rodrigues foram concluídas e o trecho foi desinterditado.

Na última terça-feira (12), a SAAD Centro informou que as obras no cruzamento da Rua Rui Barbosa com a Rua Coelho Rodrigues foram concluídas e o trecho foi desinterditado.

Na semana anterior, em 6 de julho, foi desinterditado um trecho da rua João Cabral, reformada ao longo do mês de junho.

Trechos com previsão de interdição em agosto:

Rua 7 de Setembro a Rua David Caldas
Rua David Caldas a Rua 13 de Maio

Trechos com previsão de interdição em setembro:

Rua Gabriel Ferreira a Rua 24 de Janeiro
Rua 24 de Janeiro a Rua 7 de Setembro

Trechos com previsão de interdição em outubro:

Rua Arlindo Nogueira a Rua Quintino Bocaiúva
Rua Quintino Bocaiúva a Rua Gabriel Ferreira

Trechos com previsão de interdição em novembro:

Rua Areolino de Abreu a Rua Eliseu Martins
Rua Eliseu Martins a Rua Coelho Rodrigues

Trechos com previsão de interdição em dezembro:

Rua Lisandro Nogueira a Rua Areolino de Abreu

Trechos com previsão de interdição em janeiro de 2023:

Rua Desembargador Freitas a Rua Lisandro Nogueira

Fonte: g1piauí.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo