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Atualização de CadÚnico em Teresina é feita de forma virtual; saiba como evitar bloqueio do Auxílio Brasil

Governo Federal anunciou, nesta quinta-feira (14), que, para as famílias beneficiárias que possuem dados inconsistentes, prazo de atualização foi adiado de julho para outubro deste ano

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) de Teresina alertou para a substituição do atendimento físico referente ao Cadastro Único (CadÚnico), nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), para o virtual.

Nesta quinta-feira (14), o Governo Federal anunciou a prorrogação do prazo para a atualização do cadastro. A decisão de prorrogação foi publicada no Diário Oficial da União.

No caso de beneficiários que atualizaram o CadÚnico pela última vez em 2016 e 2017 e teriam que atualizá-lo até esta sexta-feira (15), eles agora terão até 31 de julho para fazer isso. Em alguns estados brasileiros, beneficiários chegaram a formar longas filas para regularizar a situação.

No caso das famílias que estão com problemas cadastrais e que teriam até 31 de julho para atualizá-los, esse prazo foi prorrogado até 31 de dezembro.

O processo de modernização no atendimento do CadÚnico em Teresina iniciou ainda em 2021 e foi divulgado em maio deste ano. Segundo o secretário interino da Semcaspi , Eduardo Aguiar, o objetivo é reduzir o número de profissionais envolvidos no processo e, sobretudo, o período de espera para candidatos aos programas sociais do Governo Federal.

Anteriormente, um funcionário, o Entrevistador, era responsável por colher informações do usuário e anotar no Cadastro Físico. Outro funcionário, o Digitador, transferia as informações do Cadastro Físico para o sistema online do Governo Federal. O processo atual mantém apenas a função do Entrevistador.

“Em Teresina, não temos filas longas como as que estão acontecendo em outros estados ou cidades do Piauí. Anteriormente, esse cadastro era feito de forma manual e postergava a entrada no sistema. Era um risco também a perda dessas informações. Às vezes existia uma perda de informação e o usuário precisava retornar pra unidade”, comentou Eduardo Aguiar.

De acordo com a gerente de programa de Renda Mínima e Benefícios, Rosemere Santana, a mudança provocou a necessidade de treinamento e capacitação dos entrevistadores sociais. Atualmente, o Governo Federal tem um prazo 120 dias para avaliar a inscrição de cada candidato e validar o CadÚnico.

“Anteriormente, com o Cadastro Físico, nós tínhamos uma pessoa para fazer a entrevista e outra para digitar. Hoje, todas estão aptas a fazer a entrevista direto no sistema, isso facilita e agiliza muito o processo. O Governo Federal tem como prazo de validação do cadastro 120 dias e estamos dando agilidade no compartilhamento das informações do usuário. Até dezembro deste ano, teremos uma renovação nos equipamentos em todas as unidades”, destacou.

Atualização do CadÚnico
Existem dois tipos de regularização do cadastro: a Revisão Cadastral (no caso de famílias que tenham feito a última atualização nos anos de 2016 e 2017) e a Averiguação Cadastral (no caso de famílias que tenham discordância entre os dados preenchidos e o cruzamento de informações com outras fontes).

Essa regularização é necessária para evitar o cancelamento da inscrição da família no Programa Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Para regularizar o cadastro, basta acessar o site ou o aplicativo para smartphone Meu CadÚnico.

Como saber se precisa fazer revisão ou averiguação
As famílias poderão saber se estão na lista de revisão cadastral por meio de mensagens nos comprovantes de pagamento dos benefícios.

No site e aplicativo Meu CadÚnico, as famílias também ficam sabendo se estão em Averiguação ou Revisão Cadastral e o que devem fazer para regularizar seus registros. Caso não tenha ocorrido alteração nas informações, basta confirmar os dados.

Se o beneficiário não fizer a revisão cadastral no prazo estipulado, poderá ter o benefício bloqueado e, posteriormente, cancelado.

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