Rafael Fonteles tem apoio de 72% dos parlamentares do Piauí
O professor tem em sua base de apoio seis deputados federais e 24 deputados estaduais.
A base parlamentar de apoio à eleição do candidato do PT ao governo do Piauí, Rafael Fonteles, é significativamente muito maior que a do seu principal adversário, Sílvio Mendes, do União Brasil.
Oficialmente, o professor e ex-secretário de Fazenda do Estado, Rafael Fonteles (PT), tem em sua base de apoio seis deputados federais e 24 deputados estaduais, além de um senador. Isso equivale a 72,% do total dos parlamentares federais e estaduais atualmente com mandatos no Piauí.
Já o médico e ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (UB) conta com o apoio de dois senadores, quatro deputados federais e cinco deputados estaduais, o que corresponde a 28% do total.
Rafael tem ainda o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-governador Wellington Dias, principal fiador da candidatura de Fonteles. Silvio, por sua vez, tem o apoio do ministro da Casa Civil, senador licenciado Ciro Nogueira, homem forte do Governo Bolsonaro.
O candidato petista também conseguiu atrair um maior número de partidos de apoio à candidatura dele. Além do PT, Rafael conta com o apoio formal de outros 10 partidos da coligação governista: PCdoB, PV, PSB, PSD, PROS, SDD, MDB e Agir.
Silvio Mendes, além do União Brasil (UB), tem apoio formal de outros cinco partidos: PSDB, PDT, PTB, Avante, e do Progressistas, que compõe a coligação da oposição.
Os federais
Estão na base de apoio a Rafael Fonteles o senador Marcelo Castro (MDB) e os deputados federais petistas Merlong Solano, Rejane Dias e Flávio Nogueira, além de Fábio Abreu, Marco Aurélio Sampaio e Júlio Cesar, todos do PSD.
Na base de Silvio Mendes estão o senador Elmano Ferrer e a senadora Eliane Nogueira, e deputado federal Átila Lira e as deputadas Iracema Portella, Margarete Coelho, todos do Progressista, e a deputada Marina Santos, do Republicanos.
Deputados estaduais com Rafael Fonteles
1 – Francisco Limma (PT)
2 – Franzé Silva (PT)
3 – Fábio Novo (PT)
4 – Dr Franscisco Costa (PT)
5 – Firmino Paulo (PT)
6 – Flávio Nogueira Filho (PT)
7 – Nerinho (PT)
8 – Fábio Xavier (PT)
9 – Warton Lacerda (PT)
10 – Hélio Isaias (PT)
11 – Janaína Marques (PT)
12 – Oliveira Neto (PT)
13 – Themístocles Filho (MDB)
14 – João Madison (MDB)
15 – Henrique Pires (MDB)
16 – Coronel Carlos Augusto (MDB)
17 – Ziza Carvalho (MDB)
18 – Severo Eulálio (MDB)
19 – Plablo Santos (MDB)
20 – Dr. Hélio Oliveira (MDB)
21 – Georgiano Neto (MDB)
22 – Evaldo Gomes (SDD)
23 – Gessivaldo Isaias (Republicanos)
24 – Teresa Brito (PV)
Deputados estaduais com Silvio Mendes
1 – Júlio Arcoverde (PP)
2 – Gustavo Neiva (PP)
3 – B.Sá Filho (PP)
4 – Wilson Brandão (PP)
5 – Marden Meneses (PP)
6 – Lucy Soares (PP)
Fonte: piauíhoje.com