Afroturismo: nomes da história do Piauí são homenageados
Intervenções artísticas do "Afrofuturismo" estão sendo realizadas nas periferias da capital.
Francisca Trindade, Esperança Garcia e Maria da Inglaterra, nomes que fazem parte da história do Piauí, são as homenageadas no projeto Afrofuturismo, com intervenções artísticas na paisagem urbana de regiões periféricas na cidade de Teresina.
O projeto, nessa atual coleção, conta com vários artistas convidados, que transformam os espaços urbanos em laboratórios de experimentação estética e política a partir do movimento, que envolve arte e cultura, no contexto urbano contemporâneo.
MARIA DA INGLATERRA
Nesta quinta-feira (11), no Bairro Itararé, Zona Sudeste de Teresina, a Coleção Afrofutirsmo realiza mais uma intervenção urbana em Lambe-Lambe. A obra é da artista Mika e homenageia a cantora e compositora piauiense, Maria da Inglaterra.
Com mais de 2.000 músicas, Maria da Inglaterra lançou seu primeiro CD em 2002, “O Peru Rodou”. Suas canções evocam a cultura do nosso estado. Mulher, negra e nordestina, ela é um ícone da cultura piauiense e sempre representou com muito orgulho sua terra natal.
AFROFUTURISMO
O Afrofuturismo é pensado como plataforma, enfatizando a expressão de artistas visuais negros . Dessa forma, o projeto se apropria de espaços urbanos desprestigiados, que nesta ação, servirão de suporte para o talento no campo do designer, da fotografia, da pintura e da colagem.
Nesse primeiro momento, a coleção rememora e homenageia personalidades negras do estado do Piauí. Buscando valorizá-los quanto a sua historicidade no processo político e cultural.
O projeto, assim, assume caráter de intervenção social, urbana e artística. Contribui para a revitalização e ressignificação paisagística e arquitetônica da cidade ao levar, para os moradores dessas regiões, o contato direto com a arte urbana através das técnicas do Lambe e do Grafite, construídos com temas e elementos da cultura afro-brasileira.
MURAL FRANCISCA TRINDADE
A primeira ação aconteceu no último mês de junho na Feirinha dos Cajueiros no Bairro Vale Quem Tem, na periferia da Zona Leste de Teresina.
O mural é de autoria da artista Nazura, que homenageia a líder política Francisca Trindade, que foi um ícone de resistência e luta da mulher negra.
Trindade morreu aos 37 anos, em julho de 2003, durante o seu primeiro mandato como deputada federal. Ela foi a parlamentar mais votada da história do Piauí nas eleições 2002. Sua atuação política gerou maior visibilidade e participação das mulheres e da população negra piauiense.
Ela também se destacou na luta por moradia e condições dignas para a população em situação de vulnerabilidade social.
MURAL ESPERANÇA GARCIA
No mês de julho no Pólo Cerâmico Artesanal do Poty Velho, Zona Norte de Teresina, no bairro Poti Velho, foi realizado uma intervenção em Lambe da artista Luna Bastos.
Uma homenagem à Esperança Garcia, uma mulher preta, considerada símbolo de resistência e luta, por ser reconhecida como a primeira advogada do Brasil.
A líder dos artesãos do polo cerâmico do Poti Velho, Raimunda Teixeira da Silva, deu total apoio a intervenção, ao saber da proposta da intervenção em homenagear Esperança Garcia.
Dona Lucimar proprietária da edificação, gentilmente cedeu o espaço e ficou muito feliz com a intervenção após ver o resultado.
Fonte: clubenews.com