CadÚnico: famílias têm até esta sexta (12) para atualizar dados
A "averiguação cadastral" ocorre quando há discordância entre os dados preenchidos e o cruzamento de informações.
As famílias que estiverem em situação de averiguação cadastral no Cadastro Único (CadÚnico) têm somente até esta sexta-feira (12) para atualizar informações junto aos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e evitar a suspensão de benefícios a partir de setembro, segundo o Ministério da Cidadania.
De acordo com a pasta, a situação de “averiguação cadastral” ocorre quando as famílias têm discordância entre os dados preenchidos e o cruzamento de informações com outras fontes. Também precisam atualizar o cadastro até esta sexta as famílias que tenham sido convocadas pelo processo de focalização do Auxílio Brasil.
Quem também precisa procurar o Cras são as famílias que tenham feito a última atualização nos anos de 2016 e 2017 – neste caso, porém, o prazo vai até outubro. Os processos estão em andamento desde fevereiro e englobam 8 milhões de famílias.
Para ter acesso ao endereço dos Cras em Teresina, o beneficiário pode acessar o site da Semcaspi aqui.
Caso não atualizem os dados do Cadastro Único, os beneficiários podem ter o recebimento suspenso e posteriormente cancelado. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023. As informações são utilizadas ainda pelos estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas.
Segundo o Ministério da Cidadania, porém, apenas estar inscrito no Cadastro Único não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas. Mas é pré-requisito para que a inscrição seja avaliada.
Fonte: clubenews.com