Uespi, violência e embates sobre Bolsonaro marcam debate
O debate com os candidatos ao governo do estado foi promovido pela TV Cidade Verde.
O 1º debate com os candidatos ao governo do estado promovido pela TV Cidade Verde foi marcado por embates acalorados. Entre os principais assuntos, o presidente da República Jair Bolsonaro, a atuação da Polícia Militar, as alianças feitas por alguns candidatos e a administração petista.
No 3º bloco, por exemplo, a candidata Lourdes Melo (PCO) questionou o candidato do PL, Coronel Diego Melo sobre a atuação da PM. “O que a PM faz é ameaçar a população que passa a fome”, disse a candidata.
“Sou PM com muito orgulho há 25 anos e aplicando a lei. Vou defender a família, o cidadão de bem, para resgatar a paz do nosso estado”, respondeu Diego.
Lourdes reagiu e disse que o candidato do PL fala em tom de ameaça. “Não tem diferença na fala dele e do Bolsonaro. Ele ameaça o tempo todo. Ele fala em nome de Deus, mas na verdade o que a PM faz com a juventude. Eles não têm nada a propor. Esses candidatos vêm pra cá pregar mais violência para a população. São matadores de jovens”, respondeu.
O coronel Diego aproveitou a tréplica para dizer que o presidente Bolsonaro foi o que mais reduziu a criminalidade. “Vinte mil vidas estão sendo salvas todos os anos. É o presidente que tem resgatado a juventude da criminalidade. Foi o presidente que mais mandou recursos para a segurança do nosso estado”, disse.
Os investimentos na Uespi também foram temas do debate. A candidata Madalena Nunes (Psol) questionou Rafael Fonteles (PT) sobre melhorias na instituição de ensino. “Vão continuar com a política de destruição da Uespi?”, questionou a candidata.
Rafael respondeu que a “a Uespi é um patrimônio dos piauienses e que precisa ser cada vez mais valorizada”, disse.
Madalena questionou a falta de uma biblioteca no campus Torquato Neto. “No Torquato Neto não tem biblioteca, mas tem uma defasagem de professores”, replicou.
“Precisamos reforçar a infraestrutura. Há uma proposta clara no nosso programa de apoio aos estudantes em vulnerabilidade”, respondeu Fonteles.
No embate entre Gustavo Henrique e Silvio Mendes o assunto que predominou foram as companhias. O candidato do Patriotas questionou o apoio do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, a Silvio.
“O senhor teme alguma situação em relação as companhias atuais”, perguntou Gustavo.
Silvio respondeu confirmando a aliança com Mão Santa. “Aliança política não se faz com iguais, se faz com diferenças. Fui adversário da Adalgisa e do Mão Santa e hoje somos aliados, pensamos diferentes. Temos diferenças de ideias e pensamentos, mas que bom. Temos um consenso que é o Piauí”, respondeu.
Gustavo insistiu no tema com o candidato do União Brasil que voltou a dizer ter orgulho de suas companhias.
“Você não sabe como eu sou feliz e honrado na companhia do Joel e Iracema. Agradeço a Deus por ter a oportunidade de andar com eles. temos propósitos. a gente não mente, não engana e não rouba e nem deixa roubar. Nós sabemos fazer”, afirmou.
Fonte: cidadeverde.com