Instituto alerta para que não comam pássaros mortos no Piauí
A situação incomum está ocorrendo nas cidades de Milton Brandão e Juazeiro do Piauí, ambas no Centro-norte do estado, e está sendo acompanhada pelo instituto.
A estranha aparição de aves mortas nas cidades de Milton Brandão e Juazeiro do Piauí, ambas no Centro-Norte do estado, é acompanhada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Após relatos de que pessoas estariam comendo os animais, o órgão também emitiu um alerta orientando sobre os perigos desse consumo.
Ao Portal ClubeNews, a analista ambiental e chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Ibiapaba, do ICMBio, Lila Lindoso, explicou que a população e suas criações de animais estariam comendo os pássaros devido o fácil acesso às aves, aparentemente sem ferimentos visíveis.
Para aconselhar os habitantes da região, o instituto produziu um material em áudio para ser divulgado em programas de rádio. “Pedimos para que não cheguem perto desses animais, que evitem que suas criações se aproximem também, principalmente que não comam, até porque a gente nem sabe do que se trata”, disse.
Água
Após relatos de que a água do rio Capivara, que perpassa às duas cidades, seria o causador dos episódios com as aves, pois, ao ingeri-la, acabavam morrendo, uma amostra dela foi colhida, assim como o sangue dos animais.
Até o momento, o instituto aguarda os resultados. “Para qualquer atuação nossa, precisamos identificar do que se trata, as possíveis causas e tomar alguma medida”, comentou Lila.
Nos próximos dias, o instituto deverá ir aos locais para dar andamento às investigações em campo com as prefeituras e órgãos sanitários. Além disso, as análises realizadas devem contar com o apoio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE).
“A gente está aguardando as orientações do CEMAVE para sabermos quais aspectos devemos observar nessa eventual ida nossa aos locais das ocorrências. No momento, a gente realmente precisa desses resultados para sabermos o que de fato pode ser feito para punir os responsáveis, caso haja, e cessar o que está causando esse problema”, pontuou a chefe ambiental.
Juazeiro do Piauí e Milton Brandão
Em Juazeiro do Piauí, a 163 km da capital Teresina, pássaros conhecidos na região como “avoantes”, estão sendo encontrados mortos pelos moradores. De acordo o secretário de Turismo de Juazeiro do Piauí, Tarciso Visgueira, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) já foi acionada.
Essa situação também foi registrada, no início de agosto, em Milton Brandão. A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) esteve, recentemente, na cidade e investiga as mortes das aves.
Fonte: clubenews.com