Piauí têm o menor número de taxistas sem benefício
No total, 2.124 receberam as duas parcelas, de R$ 1 mil cada.
O Piauí é o estado da região Nordeste com o menor número de taxistas que receberam o Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis – Bem-Taxista, que começou a ser pago na última terça-feira (16). No total, 2.124 receberam as duas parcelas, que somam R$ 1 mil cada, de acordo com um balanço do Ministério do Trabalho e Previdência.
A iniciativa, segundo o governo federal, seria uma compensação financeira devido aos sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis que aconteceram ao longo de 2022. No total, seis parcelas nesse valor devem ser pagas até dezembro para 290 mil taxistas em todo o país.
Entretanto, a quantidade de parcelas e o valor poderão ser ajustados de acordo com o número de beneficiários e o limite global de recursos.
Em Teresina, a previsão é que 1.755 taxistas receberão o benefício. Entretanto, outros 314 motoristas não renovaram o alvará junto à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) da capital e não receberão o auxílio.
Em todo o Nordeste, 68.558 pessoas foram atendidas pelo benefício emergencial. A região ficou atrás somente do Sudeste no ranking nacional, que atingiu a marca de 135.361 concessões.
Bahia, Ceará e Pernambuco lideram no Nordeste o número de motoristas que receberam o benefício, com, respectivamente, 19.156, 11.187 e 9.691 pessoas beneficiadas. Em todo o Brasil, 245.213 taxistas foram contemplados com o pagamento do benefício.
Número de taxistas que receberamo benefício na primeira etapa de pagamento
- Bahia: 19.156
- Ceará: 11.187
- Pernambuco: 9.691
- Alagoas: 7.273
- Sergipe: 5.925
- Maranhão: 5.275
- Paraíba: 4.996
- Rio Grande do Norte: 2.931.
Novos pagamentos
Os inscritos na segunda etapa deverão receber o benefício até 30 de agosto. Somente poderão entrar nesse grupo os motoristas cadastrados pela prefeitura ou ente municipal até essa segunda-feira (15).
Já aqueles inscritos na última etapa receberão o auxílio entre setembro e dezembro.
O pagamento é depositado em uma conta poupança social digital, aberta automaticamente pela Caixa Econômica. Por isso, o beneficiário não precisa se cadastrar ou enviar dados de conta para o banco. A movimentação é realizada pelo aplicativo Caixa Tem.
Mas os taxistas devem ficar atentos ao prazo de 90 dias para movimentação dos valores. Após esse período, os recursos serão recolhidos ao Tesouro Nacional.
Fonte: g1piauí.com