Política

TRE-RJ barra candidatura de Gabriel Monteiro

Pela decisão, o ex-vereador não poderá usar recursos público e terá que devolver o que já foi destinado a sua campanha.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferiu na tarde desta quarta-feira (31), por 6 votos a 1, o  o registro de candidatura de Gabriel Monteiro (PL) a deputado federal.

Pela decisão, ele não poderá usar recursos públicos, terá que devolver o que já foi destinado à campanha dele e está proibido de fazer campanha na propaganda de TV.

Gabriel, que foi cassado na Câmara do Rio este mês, poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Isso significa um passo muito firme na transparência da política e no comportamento digno dos candidatos. Isso confirma o que a Câmara Municipal tinha feito no processo ético-disciplinar, que a Justiça Eleitoral está atenta e é justa e isso indica que a Justiça Criminal precisa avançar também nas investigações sobre esse cidadão. Vitória da democracia”, disse o vereador Chico Alencar (Psol), relator do processo na Câmara.

Mandato cassado

No dia 18 de agosto, a Câmara Municipal do Rio cassou o mandato de vereador de Gabriel Monteiro (PL) por quebra de decoro parlamentar. O ex-policial militar e youtuber é acusado de assédio sexual, forjar vídeos na internet e de estupro de vulnerável.

Dos 50 votos possíveis na Câmara, 48 foram pela cassação de Gabriel, e dois pela não. Esses votos couberam ao próprio Gabriel e ao vereador Chagas Bola.

Fonte: g1.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo