MP investiga riscos a prédios tombados com construção de viaduto
O processo administrativo vai avaliar ainda possíveis danos ao patrimônio histórico de Teresina.
Após denúncias, o Ministério Público do Piauí abriu investigação para apurar eventuais riscos provocados a prédios tombados com a construção do viaduto no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, duas das principais vias da Capital. O processo administrativo vai avaliar ainda possíveis danos ao patrimônio histórico e cultural de Teresina, bem como impactos na mobilidade urbana.
O procedimento foi aberto também para verificar a observância do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Teresina (PDTMUT).
A 24ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa do meio ambiente e do patrimônio histórico e cultural, fiscalizará a atuação dos órgãos responsáveis e deu prazo de dez dias para que apresentem informações sobre eventuais projetos e licenças legais e sobre a observância ao Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Teresina.
A construção do viaduto ainda está na fase de projeto. Recentemente, a prefeitura de Teresina informou que o rebaixamento da avenida Miguel Rosa é uma obra necessária para desafogar o trânsito da região e melhorar as questões de mobilidade. Entre outros benefícios, o projeto contará com uma integração com o patrimônio histórico; otimização da segurança no trânsito; atratividade para pedestres e ciclistas, bem como melhorias de acessibilidade na área.
Fonte: cidadeverde