Apenas 18% dos ônibus circularam em Teresina no dia das eleições
Segundo o sindicato dos trabalhadores, somente 51 veículos das empresas Consórcio Urbanus Teresina, Consórcio Theresina, Consórcio Poty e Consórcio Sul circularam no domingo (2). Ordem era de 273.
Apenas 51 ônibus urbanos estiveram circulando em Teresina no último domingo (2), segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro). Por decisão da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), toda a frota da capital, que corresponde a 273 veículos, deveria estar nas ruas.
Um documento com a escala de serviço dos trabalhadores do sistema de transporte público foi cedido à TV Clube pelo Sintetro. Conforme o material, circularam: 13 ônibus da empresa Consórcio Urbanus Teresina, que atende a Zona Leste; 18 da Consórcio Theresina (Zona Sudeste); 4 da Consórcio Poty (Zona Norte) e 16 da Consórcio Sul (Zona Sul).
Os 51 veículos equivalem a 18% da frota total. No sábado (1º), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) reforçou a ordem de serviço da Strans e determinou, para as empresas de ônibus, a circulação de 100% da frota, a fim de facilitar a locomoção de usuários no dia das Eleições 2022.
Pelo descumprimento, deve ser cobrada de cada empresa a multa de R$ 50 mil por hora, valor estabelecido pelo desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Erivan Lopes. O TRE-PI também investiga um suposto boicote ao transporte público de Teresina.
“Recebi uma representação por parte do Ministério Público, despachei, mandei notificar as empresas e determinei que o Oficial de Justiça fizesse uma visita pra fazer essa verificação. Me parece que houve uma espécie de boicote no transporte. Não temos certeza ainda, isso está em investigação. Posso assegurar que se tiver de fato havido essa trama pra prejudicar o eleitor, as empresas serão responsabilizadas civil e criminalmente”, comentou Erivan Lopes sobre a investigação.
Setut diz que operou com com frota reforçada
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) declarou que operou com frota reforçada e a mesma atendeu com folga a demanda de passageiros no primeiro turno das eleições.
“Os serviços foram prestados em quantitativos superiores ao necessário, apesar da falta de compromisso da Prefeitura com a regularização financeira dos altos débitos existentes para com as concessionárias”, disse.
Confira a nota na íntegra do Setut
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informa que, mesmo não tendo a STRANS oficiado às concessionarias em tempo hábil e, de acordo com as determinações legais, todos os consórcios e/ou empresas, dispenderam grandes esforços, juntamente com os trabalhadores, para poder operar uma frota 140% maior do que a frota especificada para operar aos domingos. O regulamento dos serviços de transporte determina, quando de modificações na frota e no pessoal, que as empresas sejam notificadas com pelo menos 5 dias de antecedência da data necessária.
O Setut reitera que a operação com frota reforçada atendeu com folga a demanda de passageiros do último dia 2 de outubro, e que os serviços foram prestados em quantitativos superiores ao necessário, apesar da falta de compromisso da Prefeitura da capital com a regularização financeira dos altos débitos existentes para com as concessionárias.
A entidade reafirma o seu compromisso com o transporte público e que tem se dedicado a atender, da melhor forma possível, aos anseios e necessidades dos clientes/ passageiros em Teresina.
Fonte: g1piauí