Reajuste do salário mínimo acima da inflação é prioridade, diz Wellington
Entre as iniciativas mais imediatas está o reajuste do salário mínimo acima da inflação, o que seria implementado já em 2023
Um dos coordenadores da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e cotado para comandar o Ministério da Fazenda em um eventual governo do petista, o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) afirma à Folha de S.Paulo que a equipe trabalha em um plano de governo com medidas emergenciais voltadas aos mais vulneráveis em caso de vitória em 30 de outubro.
Entre as iniciativas mais imediatas está o reajuste do salário mínimo acima da inflação, o que seria implementado já em 2023. Além disso, a atualização da faixa de isenção do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) seria apresentada também no primeiro ano de mandato -podendo entrar em vigor posteriormente, após as mudanças legais.
Dias diz que a nova regra de correção do salário mínimo deve considerar o crescimento médio do PIB (Produto Interno Bruto) dos cinco anos anteriores, resgatando a lógica usada durante os governos petistas de considerar a expansão da economia no cálculo. “Vai ter uma média. Ela não será tão elevada, provavelmente em torno de 2% de ganho real em 2023”, detalha.
Ele afirma também que os investimentos públicos devem ser mais comedidos no primeiro ano de governo, mas crescentes a partir de então. A campanha trabalha com medidas para médio e longo prazo, com objetivos a serem atingidos até o fim de eventual mandato ou até 2035.
Ex-governador do Piauí, eleito quatro vezes para o cargo, Dias avalia que Lula, se eleito, terá uma base de apoio ampla no Congresso.
Fonte: Folhapress