Notícias

Eleições: veja os horários dos ônibus que circularão gratuitamente em Teresina

A gratuidade do transporte público de Teresina será das 6h às 19h. Os ônibus intermunicipais também terão passagens gratuitas para quem vota fora da cidade onde mora, no Piauí.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) divulgou o quadro de horários dos ônibus que atenderão a população, gratuitamente, neste domingo (30), em Teresina. O horário é referente à saída do ponto de origem de cada linha (a chamada parada final).

Segundo a Prefeitura, todas as 75 linhas do transporte público da capital serão contempladas com a gratuidade no domingo. A frota de ônibus na capital será de 224 veículos. Inicialmente, a Strans havia informado que seriam 270 ônibus nas ruas.

A gratuidade do transporte público de Teresina será das 6h às 19h. Para ter acesso ao transporte gratuito, o passageiro terá que apresentar o título de eleitor, e-título ou qualquer meio idôneo, físico ou eletrônico que comprove a identidade e o local de votação do usuário.

Veja abaixo os quadros de horários:

Subsídio partilhado

O Governo do Piauí informou que vai subsidiar um terço do valor para garantir a gratuidade do transporte público de Teresina. A concessão do subsídio foi autorizada através de decreto publicado no Diário Oficial dessa quinta-feira (27).

De acordo com o documento, o subsídio se dará por meio da compensação financeira dos impactos decorrentes do custo real da tarifa, conforme valores a serem definidos pela Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) e o município.

Gratuidade no transporte intermunicipal

Para quem mora em uma cidade e vota em outra, dentro do Piauí, haverá gratuidade no transporte intermunicipal.

As viagens gratuitas, exclusivamente com a intenção de ir até seu domicílio eleitoral, acontecem nos seguintes horários:

  • Início: às 4h da manhã de 29 de outubro (sábado), véspera da eleição, para quem vota a mais de 100 km de distância de onde mora. Para quem vai percorrer distâncias menores, a gratuidade vale a partir da saída dos primeiros ônibus do dia 30 (domingo).
  • Final: até o meio-dia de segunda (31), dia seguinte à eleição.

Documentos necessários:

  • Para ida: título de eleitor, e-título ou outro meio que comprove sua identidade e o local de votação.
  • Para volta: comprovante de votação e comprovação de que usou a gratuidade na ida, ou ticket. A apresentação do comprovante de votação será dispensada caso ocorra a emissão concomitante dos bilhetes de ida e volta.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) também estará autorizada a disponibilizar à Justiça Eleitoral e à população ônibus escolares e equipes de motoristas para o transporte gratuito no dia 30 de outubro.

A Justiça Eleitoral é que definirá as rotas a serem feitas pelos ônibus escolares, mas não informou detalhes sobre os trajetos no momento.

Metrô

O Governo do Piauí anunciou que a passagem do metrô em Teresina também será gratuita no domingo (30). Confira os horários das viagens clicando aqui.

Decisão do STF

As medidas foram pensadas depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu autorizar prefeituras e empresas concessionárias a oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no dia 30 de outubro, segundo turno das eleições.

A decisão considerou que a prática de oferecer o serviço não pode levar a punição de prefeitos e gestores por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa. Isso porque a medida tem o objetivo de viabilizar a garantia constitucional do direito de voto.

Fonte: g1piauí

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo