COE recomenda uso de máscara em ambientes fechados no Piauí
Recomendação ocorreu após reunião realizada nesta quarta-feira (23).
Membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE) estadual e municipal decidiram pela recomendação do uso de máscara em ambientes fechados no Piauí, durante reunião realizada nesta quarta-feira (23). A decisão ocorreu após o estado registrar um aumento de 37% no número de casos positivos da doença e 288% em Teresina.
Ao A10+, o professor Emídio Matos, que integra o COE Estadual, representando a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e o Conselho Estadual de Saúde, relatou que a orientação não tem caráter de obrigatoriedade, uma vez que é necessário um decreto do governo.
“A decisão é de recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados. Não é obrigatoriedade. Na próxima semana a gente volta a se reunir pra analisar novamente o cenário. Na reunião também foi discutido o monitoramento da venda de autotestes, isso porque a venda não gera notificação. A pessoa leva, faz em casa e não notifica se deu positivo ou deu negativo. Isso gera uma subnotificação muito grande”, explicou.
O professor detalhou ainda que permanece a obrigatoriedade para o uso de máscara em transportes públicos, hospitais e consultórios, além da apresentação do comprovante de vacinação. Emídio Matos detalhou que na reunião houve também a orientação para que haja um monitoramento da venda de autoteste nas farmácias privadas para indicar como está a procura pela testagem.
“Com isso vamos ter algum indicativo de que tem mais ou menos pessoas procurando, comprando com autoteste e isso indica que tem mais pessoas ou menos pessoas adoecendo. É pra gente colocar também no conjunto de indicadores essa venda ou não de autoteste”, esclareceu.
Fonte: A10+